compras

Grain by Grain: as cerâmicas portuguesas que estão a fazer sucesso na Europa

Madalena e Sabrina levaram o artesanato nacional para Alemanha. Agora, as peças feitas com grés reciclado viajam pelo mundo.
A marca valoriza a qualidade e sustentabilidade.

Numa tarde de verão em 2023, enquanto estava de férias em Portugal, Madalena Mesquita caminhava pelas ruas à procura de um presente para uma amiga. O passeio levou-a até uma loja de cerâmica, em Campo de Ourique, onde acabou por encontrar a escolha certa para Sabrina Martins, que tinha acabado de mudar de casa.

A partir desse dia, a jovem de 33 anos começou a pensar levar estas peças para a Alemanha, onde vive desde 2020. Os dois meses seguintes foram passados a analisar a viabilidade do projeto e, no final de agosto, falou novamente com Sabrina, 30, que não hesitou em juntar-se ao projeto.

Juntas, criaram a marca Grain by Grain e, desde abril, têm apresentado estas criações nacionais ao mundo. Todas as peças são feitas à mão com grés reciclado, pensados para serem usados no dia a dia ou em ocasiões especiais, destacando-se pelos tons e texturas únicos.

“Sempre tive uma vida corporativa em várias multinacionais, e queria algo diferente”, conta Madalena. “Já sabia que Portugal faz três coisas muito bem — têxteis, sapatos e cerâmicas. Como a Alemanha não era tão forte neste segmento, sabia que as pessoas iam adorar.”

Dito e feito. Após várias formações na área, a dupla entrou em contacto com fornecedores nacionais com anos de experiência no setor. “Sentíamos a obrigação de apoiar a mercadoria portuguesa, então procurámos loiça com qualidade para durar uma vida inteira”, acrescenta.

Um dos pilares da Grain by Grain é a sustentabilidade. Ao trabalhar apenas com restos de produções de cerâmica, agrupados de várias fábricas, em vez de serem deitados fora, o negócio garante não só uma menor extração de recursos naturais, mas também mais exclusividade nos produtos.

Os excedentes são trabalhados e o grés é uniformizado, no entanto o facto de parte da produção ser manual faz com que nenhum prato seja igual ao outro. “Acredito que estas peças são obras de arte. Quando se toca, sentem-se as imperfeições e as dedadas das senhoras que estão por trás”, destaca Madalena.

Além disso, Madalena e Sabrina têm uma relação próxima com os fornecedores e certificaram-se que conhecem as fábricas. Só assim fez sentido para a dupla, que já decora a casa com estas peças. Porém, destaca, também devem ser vistas como um objeto funcional para o dia a dia.

Outro dos diferenciais das coleções está na não aplicação do vidrado na parte de baixo das peças. “Por mil peças produzidas, são poupados 70 quilos de vidrado”, confessa. “Temos opções coloridas e vibrantes que, para nós, são como verdadeiras obras de arte.”

Os bestsellers, até ao momento, são os conjuntos Pôr Do Sol. Como combina três cores — rosa, branco e azul — tornou-se apelativo pelo contraste entre tons quentes e frios e pelas transições subtis entre a tinta.

A Grain by Grain começou apenas com cinco cores que se vão manter fixas, para que os clientes possam repor ou acrescentar ao serviço. Porém, há mais opções a caminho. A partir de outubro vão ser lançadas três novas variações adaptadas à estação fria e, se correr bem, manter no catálogo.

“Não estávamos à espera de ter tantos pedidos para restauração ou hotelaria”, revela. Porém, a expetativa do que usamos no nosso dia a dia tem mudado e, cada vez mais,  as pessoas em casa procuram ter uma experiência única, instagramável e reconfortante quando bebem um café um têm uma refeição.”

“É como se as cerâmicas fizessem companhia às pessoas”, aponta Madalena. “Pôr a mão à volta de uma caneca trabalhada manualmente, cheia de cores e com texturas agradáveis é muito diferente de optar por uma caneca branca de porcelana.”

A prova disso está no sucesso da marca. Em apenas quatro meses, a Grain by Grain explodiu e já estão em dezenas de lojas espalhadas pela Europa, como em Espanha, Itália, França, Inglaterra ou Países Baixos, assim como no continente norte-americano. O próximo passo é explorar a Ásia.

Em Portugal, estas loiças ainda só chegaram à Madeira. Segue-se o continente, porém, a marca faz envios para qualquer cidade do nosso País — e até para todo o mundo, embora os pedidos tenham de ser feitos por e-mail numa fase inicial.

“A cada artigo que lançamos, sentimos que não rouba espaço aos anteriores”, afirma. Afinal, o projeto começou apenas com 25 artigos e terá, a partir de outubro, quase cinco dezenas de peças. Ainda há muitas formas e cores saídos de Portugal a caminho da Alemanha e, claro, do resto do globo.

Todas as peças da Grain by Grain estão disponíveis no site da marca. Os preços variam entre os 10€ e os 32€, mas também pode optar por packs completos com oito, 12 ou 24 peças.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA