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Kaiwalu: a nova marca nacional de calções de banho com “secagem ultrarrápida”

Os modelos, lisos ou estampados, destacam-se pela leveza e conforto dos tecidos. O fundador vive no concelho de Cascais.
Há opções para todos os gostos.

As férias de António Carvalho, de 22 anos, sempre foram sinónimo de passeios de barco. Ainda era miúdo quando o pai comprou uma pequena embarcação e lhe passou o gosto pelo mar e pela praia. Juntos, continuam a usá-la para descobrir os recantos escondidos ao longo da costa portuguesa.

A natureza e o desporto sempre foram os dois escapes do jovem. Além de ter jogado futebol federado até 2023, e ter representado o Tires na primeira divisão distrital de Lisboa, dividia o tempo livre entre modalidades como o padel, o voleibol de praia ou o ténis, entre outras.

“Tenho a sorte de viver em Carcavelos, com acesso a uma costa espetacular, e a paisagem inspira-me. Sempre quis partilhar e dar a conhecer o sítio onde vivo, aquilo que gosto de fazer e o meu estilo de vida”, começa por contar.

A Kaiwalu, a marca de fatos de banho que lançou em maio, representa a oportunidade ideal para promover um estilo de vida ativo e experiências ao ar livre. António desenvolveu modelos, tanto lisos como estampados, que se destacam pela leveza, conforto e versatilidade.

“Queria apresentar uma ampla gama de opções, com estampados vibrantes e coloridos, além de tonalidades clássicas. Muitas pessoas preferem roupas neutras e atemporais”, observa. Todos os modelos da coleção inaugural têm nomes de praias.

O maior desafio que enfrentou foi a seleção dos tecidos, que são “extremamente leves” e proporcionam “uma secagem rápida”. “Comecei por ligar para vários locais e procurei fábricas no norte, mas as primeiras visitas não tiveram o resultado esperado. Diziam que não conseguiam cumprir as quantidades mínimas de produção.”

Pode optar pelos modelos lisos.

António não desistiu e, agora, orgulha-se das matérias-primas 100 por cento recicladas. E tem aprovação do pai. “É curioso, porque ele é super esquisito com tecidos, então ajudou-me seleção. Se uma T-shirt não tiver uma determinada textura, ele sente imediatamente desconforto na pele”, acrescenta.

Embora tenha raízes nacionais, o nome da marca resulta da fusão de duas palavras havaianas: “kai”, que significa “praia”, e “kawalu”, que significa “carvalho”. “A minha ligação à família é forte, e pretendo transmitir a ideia de que esta é a nossa praia”, sublinha.

O fundador sonha com o momento em que possa chegar a uma praia e avistar o maior número possível de calções Kaiwalu. Curiosamente, essa visão já começou a concretizar-se. Em agosto, António viu um senhor a usar um modelo da primeira coleção numa praia do Algarve. 

Atualmente, o empreendedor está focado na sua linha de calções de banho, mas planeia expandir a oferta. No entanto, pretende que a marca continue a representar a essência do verão. “O feedback sobre a peça-estrela tem sido bastante positivo, mas tenho muitas ideias para o futuro”, confessa.

Considerando a sazonalidade do negócio, António aspira a internacionalizar a marca. O objetivo é tornar a Kaiwalu conhecida mundialmente, de modo que, durante o inverno em Portugal, receba encomendas de locais onde o clima ainda permite dias à beira-mar, entre a água e o sol. 

Todas as peças da marca estão disponíveis por 59€ no site oficial.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

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