As férias de António Carvalho, de 22 anos, sempre foram sinónimo de passeios de barco. Ainda era miúdo quando o pai comprou uma pequena embarcação e lhe passou o gosto pelo mar e pela praia. Juntos, continuam a usá-la para descobrir os recantos escondidos ao longo da costa portuguesa.
A natureza e o desporto sempre foram os dois escapes do jovem. Além de ter jogado futebol federado até 2023, e ter representado o Tires na primeira divisão distrital de Lisboa, dividia o tempo livre entre modalidades como o padel, o voleibol de praia ou o ténis, entre outras.
“Tenho a sorte de viver em Carcavelos, com acesso a uma costa espetacular, e a paisagem inspira-me. Sempre quis partilhar e dar a conhecer o sítio onde vivo, aquilo que gosto de fazer e o meu estilo de vida”, começa por contar.
A Kaiwalu, a marca de fatos de banho que lançou em maio, representa a oportunidade ideal para promover um estilo de vida ativo e experiências ao ar livre. António desenvolveu modelos, tanto lisos como estampados, que se destacam pela leveza, conforto e versatilidade.
“Queria apresentar uma ampla gama de opções, com estampados vibrantes e coloridos, além de tonalidades clássicas. Muitas pessoas preferem roupas neutras e atemporais”, observa. Todos os modelos da coleção inaugural têm nomes de praias.
O maior desafio que enfrentou foi a seleção dos tecidos, que são “extremamente leves” e proporcionam “uma secagem rápida”. “Comecei por ligar para vários locais e procurei fábricas no norte, mas as primeiras visitas não tiveram o resultado esperado. Diziam que não conseguiam cumprir as quantidades mínimas de produção.”
António não desistiu e, agora, orgulha-se das matérias-primas 100 por cento recicladas. E tem aprovação do pai. “É curioso, porque ele é super esquisito com tecidos, então ajudou-me seleção. Se uma T-shirt não tiver uma determinada textura, ele sente imediatamente desconforto na pele”, acrescenta.
Embora tenha raízes nacionais, o nome da marca resulta da fusão de duas palavras havaianas: “kai”, que significa “praia”, e “kawalu”, que significa “carvalho”. “A minha ligação à família é forte, e pretendo transmitir a ideia de que esta é a nossa praia”, sublinha.
O fundador sonha com o momento em que possa chegar a uma praia e avistar o maior número possível de calções Kaiwalu. Curiosamente, essa visão já começou a concretizar-se. Em agosto, António viu um senhor a usar um modelo da primeira coleção numa praia do Algarve.
Atualmente, o empreendedor está focado na sua linha de calções de banho, mas planeia expandir a oferta. No entanto, pretende que a marca continue a representar a essência do verão. “O feedback sobre a peça-estrela tem sido bastante positivo, mas tenho muitas ideias para o futuro”, confessa.
Considerando a sazonalidade do negócio, António aspira a internacionalizar a marca. O objetivo é tornar a Kaiwalu conhecida mundialmente, de modo que, durante o inverno em Portugal, receba encomendas de locais onde o clima ainda permite dias à beira-mar, entre a água e o sol.
Todas as peças da marca estão disponíveis por 59€ no site oficial.
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