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Micolet: a plataforma onde 80% das peças da Zara custam menos de 10€

Além de comprar, também pode vender a sua roupa. A empresa trata de todo o processo, não precisa sair de casa.
Há peças para homem e mulher.

A Micolet nasceu de um acaso. A companheira do fundador, José Mari Alvarez, tinha uma série de roupas que já não usava, mas que ainda estavam em ótimo estado. No fundo, tinha um problema comum à maioria das mulheres. Afinal, quem nunca se quis livrar de uma peça que usou apenas uma ou duas vezes que atire a primeira pedra.

Porém, nessa altura, ainda não havia empresas a oferecer um serviço de compra e venda que tratassem de todo o processo. O empreendedor juntou-se ao sócio, Aritza Martinez, e em 2015, criaram um pequeno negócio. Se foi fundada com apenas 3 mil euros, atualmente gera milhões.

“As outras plataformas obrigavam os consumidores a tirarem fotografias, a catalogarem as peças, a definirem preços e a tratarem do envio”, explica o cofundador. O facto de ser mais acessível, tanto para quem vende como para quem compra, é um dos motivos do sucesso, assim como a variedade: “As marcas [low cost] são extremamente procuradas e atraem as pessoas para o nosso site, pois podemos oferecer-lhes vestuário barato”, acrescenta.

De Espanha a Portugal pode ser um pequeno passo, mas foram necessários três anos para que a Micolet atravessasse a fronteira, em 2018. Na altura, começou por ser um marketplace para comprar peças em segunda mão que pertenceram, em tempos, a apresentadoras, atrizes ou modelos portuguesas e espanholas.

Se for esse o seu objetivo, há cada vez mais nomes a juntar-se ao site. Nos últimos meses, passou a poder comprar peças dos armários de personalidades como Áurea, Rita Pereira, Ana Moura, Andreia Rodrigues, Olívia Ortiz, mas também de pessoas comuns. A maioria são de marcas como Zara, Mango, Springfield, Bimba y Lola ou Massimo Dutti.

E temos boas notícias. Neste momento, está com uma campanha com reduções que chegam aos 80 por cento nas peças, além de um desconto extra de 15 por cento. Se estiver atenta, vai encontrar cupões semanais para reduzir ainda mais os preços face ao valor original.

Na plataforma online, não só pode comprar, mas também vender as suas peças de roupas quase novas. A empresa trata de todo o processo, sendo apenas necessário que as clientes coloquem os artigos em caixas e o serviço de recolhas tem um preço base de 4,99€. Atualmente recebem mais de 10 mil peças de clientes portuguesas, sublinha o responsável.

As peças entregues são depois recolhidas pela Micolet, que avalia e define preços, tira fotografias, faz o armazenamento e administra todo o processo de pré e pós-venda. Assim, as clientes não têm de lidar com as partes chatas — apenas esperar que as peças sejam vendidas. Todo o processo é tratado através do site.

Assim que a empresa envaliar a avaliação da peça, começam a publicar os artigos no site durante 7 dias. Se não concordar com a valorização da proposta, pode rejeitá-la e o modelo será doado a uma ONG. Se quiser mesmo recuperar, deverá pagar um custo de 9,90€.

O objetivo final é que a venda aconteça no menor tempo possível e a preços mais competitivos. É por isso que, ao procurar peças da Zara no site, vai encontrar dezenas de calças e vestidos a 8,99€, várias blusas por 6,49€ e até casacos por 12,99€. Mais de 80 por cento dos artigos não ultrapassam os 10€.

Além disso, há sempre campanhas novas. Se abrir a página da Micolet, vai encontrar logo um aviso de carteiras de marca “por menos de 5,99€” ou propostas masculinas (os homens não são esquecidos, claro) com descontos até 80 por cento. Um pouco mais abaixo, tem os últimos artigos adicionados e as peças com saldos extra.

Por outro lado, também oferece acesso a marcas premium a preços reduzidos, atraindo clientes que procuram opções económicas sem abdicarem da qualidade. Este posicionamento no mercado, que combina high e low fashion, é outros dos motivos do sucesso da plataforma.

Atualmente, a Micolet tem quatro lojas físicas no norte de Espanha e já está a funcionar em oito países na Europa. Ao todo, recolhe cerca de 60 mil peças de vestuário todos os meses. Já tem mais de meio milhão de utilizadores em todo o mundo e regista, em média, 50 mil novos utilizadores mensais.

Carregue na galeria para ver alguns exemplos de peças que encontra à venda na plataforma.

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