Nos anos 20 do século passado, o mundo ficou a conhecer a primeira versão das saias para as fardas das escolas. No entanto, só durante a década de 50 é que surgiu o estereótipo das meninas dos colégios católicos. Foi nessa década pós-guerra que se iniciou um período de valores familiares rígidos nos Estado Unidos.
Finalmente, volvida uma década, as típicas saias plissadas tão simbólicas das fardas dos colégios conquistaram o estatuto de peça de moda. Com o início do movimento punk, designers como Vivienne Westwood pegaram nos tecidos plissados tradicionais e deram-lhes novos formatos.
Com o passar dos anos, a estética foi conquistando a indústria da moda, mas também a cultura pop graças aos guarda-roupas de filmes como “Girls Just Wanna Have Fun” (anos 80) e “Clueless” (anos 90), ou da incontornável série que marcou adolescentes por todo o mundo no início do milénio, “Gossip Girl”.
Em 2024, parece que as saias plissadas se preparam para um regresso. Na Stradivarius, há uma nova proposta de tamanho mini e cintura média que conta com várias pregas, transportando-a para os tempos de infância (ou adolescência) quando faziam parte do uniforme. Mas está longe de ser infantil.
Disponível em várias cores, o modelo é confecionado num tecido ligeiramente elástico. Isto é sinónimo de conforto, ao mesmo tempo que acrescenta um toque casual e descontraído a qualquer look.
E engane-se quem acha que não funciona durante o inverno. É a peça que precisa de acrescentar ao seu armário para criar looks originais e cheios de estilo, mesmo durante a estação fria. Experimente combiná-la com um casaco de cabedal ou de ganga, com uma malha por dentro, e umas sapatilhas brancas.
A saia custa 19,99€ no site da Stradivarius. Está disponível entre os tamanhos XS e XL.
Carregue na galeria para conhecer algumas das camisolas de malha nas quais vale a pena investir para os próximos meses (a partir de 12,99€) — e que já estão à venda em Portugal.