Antes de a estampa animal ser um símbolo de moda, já era um sinal de poder. Utilizada por reis e rainhas, era uma forma de apresentar o status à sociedade. Na década de 30 acabou por ganhar outro significado, quando vários designers e fabricantes se inspiraram no filme “Tarzan, o Homem Macaco”, que estreou a 2 de abril de 1932, para as suas criações.
As personagens usavam roupas com estampados de animais, à época visto como algo aventureiro e exótico. A partir daí, começaram a surgir diferentes peças de roupa com este padrão, que acabou por se tornar um clássico. A verdade é que é difícil encontrar uma mulher que não tenha pelo menos uma peça com este desenho no armário. Há quem diga que transmite confiança a quem o utiliza e até quem ache que tem um certo sex appeal.
É também um padrão que seduz várias personalidades, como Georgina Rodríguez, Kendal e Kylie Jenner e Jaque Khury, por exemplo. Uma coisa é certa: os anos passam, as tendências vão mudando, mas o animal print mantém-se em alta no mundo da moda. Quando o designer Roberto Cavalli lança uma nova coleção, podemos contar com diferentes variedades deste estampado.
“O meu primeiro design com leopardo foi feito após ter visto um destes animais durante uma viagem”, contou o criativo numa entrevista à revista “Marie Claire”, em 2008. Refere que “são os estampados mais bonitos do mundo”, sobretudo por ajudarem até as mulheres mais recatadas a libertar o seu lado mais sensual.
Christian Dior também marcou esta era, ao vestir Mitzah Bricard, em 1947, com um vestido de seda em padrão leopardo, na apresentação da coleção Primavera/Verão desse ano. Só há um problema. Uma peça destes famosos estilistas pode custar, no mínimo, um salário mínimo nacional. Felizmente, existem várias marcas acessíveis que tentam recriar o seu estilo.
Carregue na galeria para conhecer diferentes propostas de vestidos com padrão animal. Há de várias cores, cortes e feitios, só tem de escolher aquele com que se identifica mais.