Sara Cardoso sempre foi apaixonada por desporto e praticou várias modalidades ao longo da vida. Nos últimos dois anos e meio, tal como tantos outros portugueses, tem-se dedicado ao padel — que se tornou numa verdadeira paixão. Joga na equipa do Padelovers, na zona de Matosinhos, a sua cidade natal. Com a prática, descobriu uma necessidade que quis ver respondida.
“Percebi que eu, e todas as raparigas com quem jogo, falávamos disto. Queríamos combinar as roupas e os acessórios, às vezes até por pares de equipa, mas a verdade é que tínhamos sempre peças soltas, que depois utilizadas em conjunto não faziam sentido”, conta.
Resolveu ser ela própria a tratar do assunto e, no dia 11 de fevereiro, aos 30 anos, lançou a Soru, uma marca de acessórios desportivos. O nome significa sol em japonês: “Queria algo que fosse simples e que transmitisse um sentimento leve e positivo às pessoas. Ao mesmo tempo, não queria uma coisa que me restringisse ao padel, porque os produtos podem ser utilizados noutros desportos e, no futuro, quero expandir para outras práticas físicas.”
O conceito é simples: ter peças únicas, bonitas e confortáveis, que acima de tudo sejam práticas e possam ser conjugadas entre si, porque na verdade já existe muita oferta destes artigos, mas separadamente. O grande objetivo é fazer as atletas sentirem-se bem.
Todos os produtos foram desenhados por Sara, com base na sua experiência como jogadora, no que sentia que precisava. Por enquanto, a produção é feita em Itália, embora a empreendedora gostasse de encontrar uma fábrica em Portugal onde pudesse concretizar as suas ideias.
Até agora, a marca dedica-se exclusivamente às mulheres, apesar de Sara admitir que existem vários homens que lhe perguntam quando vai alargar a linha para a secção masculina. Esse é um dos seus objetivos, juntamente com a ideia de criar uma gama kids, pensada especialmente para os mais pequenos. Ainda assim, por enquanto, nada está definido.
Começando pelas headbands, (pack de duas por 10€), as fitas de cabelo que têm sido o bestseller. “A verdade é que as mulheres têm sempre aqueles baby hairs que incomodam muito porque estão sempre a cair para a frente da cara. Todas as fitas que eu tinha acabavam por não ajudar muito, porque caiam, não seguravam. Por isso as que desenvolvi têm todo o interior siliconado, para que isso não aconteça.”
Além disso, são finalizadas em tecido e têm um diâmetro bastante mais pequeno do que o habitual, sendo mesmo finas. “Estamos habituados a ver aqueles acessórios grossos, muito largos, nunca foi isso que quis. É uma fita, não é uma bandolete.”
No caso dos pulsos (pack de dois por 12,5€), são produzidos em cerca de 85 por cento de algodão e 15 por cento de poliéster. O tamanho também é mais reduzido, para absorver o suor. “Durante o inverno, não se sente tanto, mas é muito chato a meio de uma partida termos de estar a parar e ir ao banco limparmo-nos com a toalha. Ter este acessório é muito mais prático, facilita tudo.”
As meias (pack de dois pares por 12,5€) são praticamente feitas em algodão, sendo a restante composição de elastano. A altura bate na zona do tornozelo. Na zona do calcanhar e na parte do peito existe todo um reforço, para garantir o máximo de conforto. A parte de cima tem ainda uma rede que faz com que cada par seja respirável, não deixando o pé demasiado quente.
Este último artigo está disponível do número 35 ao 43, na cor rosa, azul, preto e branco. Os outros dois, as headbands e os pulsos, têm um tamanho único e estão à venda nos mesmos tons, tendo algumas das fitas do cabelo padrões discretos. Todos os logótipos são costurados nos produtos ainda na fábrica, para que não corram o risco de sair com a lavagem — como muitas vezes acontece com os estampados.
No futuro, a coleção de outono deverá trazer novas cores dos produtos já existentes. E serão os clientes a escolher os próximos tons, por isso fique atento às redes sociais da marca.
Até lá, pode sempre comprar os artigos já disponíveis através do site e, em breve, em alguns clubes de padel espalhados pelo Porto. No caso de querer realizar uma encomenda que tenha um produto de cada categoria, o valor é sempre de 20€.