Apesar dos desafios impostos pela pandemia e pelos períodos de confinamento, é inegável que surgiram diversas ideias e projetos individuais que conseguiram estabelecer-se. Alguns prosperaram, outros nem tanto; muitos acabaram por servir de alicerce para negócios que só se concretizariam anos depois. Um exemplo disso é a colaboração entre Marta Rebelo e Inês Cupertino, que em março decidiram investir todas as suas fichas na Sowe.
O novo projeto de bijuteria representa, na verdade, a segunda versão de uma insígnia criada por estas empreendedoras de 30 anos. “Começou como uma diversão durante a pandemia. Tínhamos bastante tempo livre e lançámos a Vanilla, uma marca focada em peças feitas de aço inoxidável”, explica Marta. Ela decidiu abandonar a carreira na banca para se dedicar ao negócio, enquanto a amiga Inês ainda exerce a sua profissão na área estética.
Com o fim do confinamento, a vida voltou ao normal e o projeto foi remetido para segundo plano. Contudo, a paixão pelo que faziam permaneceu. “A paixão mantinha-se e desafiei a Inês a fazermos um rebranding e começarmos a vender joias a sério, com produtos mais nobres e materiais novos”, recorda.
O conceito da Sowe gira em torno do “empoderamento feminino”. “E nós? Daí o ‘so we’”, justifica Marta. “Estamos prontas para nos arranjarmos, usarmos acessórios. Acreditamos que é possível ter um outfit extremamente simples, mas transformá-lo com um acessório ou uma joia. A nossa coleção abrange desde peças de linhas minimalistas até opções mais elaboradas, incluindo brincos grandes, ideais para casamentos e festas.”
A produção é realizada por três ourives com os quais Marta e Inês colaboram ao longo de todo o processo de criação das peças artesanais. Neste momento, as designers estão focadas no uso de gemas como zircónias, topázios e diamantes, além de materiais como zamac – uma liga metálica composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre –, que pode ser banhado a ouro. Também revelam que estão a preparar o lançamento de coleções em prata e ouro.
A cor azul, em particular, é um dos traços distintivos da Sowe. “Nesta época de verão, as peças evocam muito a ligação ao oceano”, afirma.
O objetivo é introduzir novos modelos de forma sazonal, com edições limitadas, sendo que algumas criações já alcançaram o status de bestsellers.
Um exemplo é o Moon Ring, um anel de latão banhado a ouro que possui uma pedra de topázio e que “esgota rapidamente”. Os brincos Midnight Stars (65€), feitos em zamac, também são muito populares. Estes brincos contam com pequenos cristais em tom azul-escuro, reminiscente do brilho das estrelas no céu noturno.
Os preços das peças da Sowe começam nos 25€, variando conforme a qualidade dos materiais utilizados. Enquanto o novo site não estiver disponível – previsto para ser lançado no final do ano – as vendas são maioritariamente realizadas através do Instagram.