cultura

5 clubes em Cascais para quem gosta de ler e partilhar experiências

Há opções para todos os gostos, desde grupos de leitura acompanhada por um café a um silencioso. A participação é gratuita.
Para quem gosta de debater e trocar opiniões.

Nos últimos anos, os grupos de leitura tornaram-se cada vez mais populares em Portugal. Na verdade, gradualmente, a prática da leitura tem retomado o seu lugar na rotina dos portugueses. Para muitos, ler é uma forma de explorar outras realidades, quer sejam semelhantes ou distintas da sua, assim como uma oportunidade de preencher momentos de lazer e fuga do dia a dia, sem precisar de sair de casa. Se ainda não encontrou a comunidade de leitores mais adequada às suas preferências, a New in Cascais apresenta-lhe cinco alternativas diferentes dentro do concelho.

Uma delas é o grupo Livros no Armazém, fundado em 2017 por duas booklovers, Rosária Casquinha e Susana Figueira. Este clube reúne-se mensalmente para discutir as obras selecionadas. O próximo encontro realiza-se já este sábado, 17 de maio, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais, na Casa da Horta, na Quinta de Santa Clara. Todos podem participar, incluindo aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ler o livro, mas têm interesse em conhecer mais sobre a obra, a autora, ou até mesmo em integrar o clube (a inscrição pode ser feita online).

Nesta sessão, terá a oportunidade de conhecer a autora Sandra Carvalho. A participação é gratuita, contudo, é necessária uma inscrição prévia, que deve ser efetuada até esta sexta-feira por email (rosaria.casquinha.silva@nullgmail.com ou susanafigueira@nullgmail.com).

Para quem prefere concentrar-se exclusivamente na leitura, sem participar em debates, existe uma alternativa: o Silent Book Club Cascais. É uma comunidade de leitores diferente das tradicionais, pois o seu propósito não é discutir ou comentar os livros, mas simplesmente dedicar-se à leitura. O objetivo é criar um espaço onde possa ler sem interrupções ou distrações, deixando de lado as tarefas domésticas, o trabalho ou outras preocupações. Durante uma hora, poderá avançar nas páginas do seu livro, acompanhado por outras pessoas que também estarão focadas na leitura.

Contudo, no final da sessão, há a possibilidade de trocar opiniões, conversar sobre a obra e partilhar experiências com os restantes participantes. O próximo encontro realiza-se a 31 de maio, e quem estiver interessado pode inscrever-se através do formulário online.

Além destas opções, também existem clubes de leitura promovidos pelas bibliotecas municipais do concelho. Um exemplo é a comunidade Com Olhos de Ler, dinamizada por Manuel, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana. As reuniões decorrem nas últimas sextas-feiras do mês, a partir das 21 horas, e os detalhes podem ser consultados online

Desde 2006, a Biblioteca Municipal de Cascais — São Domingos de Rana tem sido um ponto de encontro mensal para um grupo de leitores ávidos que fundou ali um clube. Seis anos depois, a comunidade mantém-se ativa. Além de promover a leitura, o grupo organiza também passeios e visitas temáticas, que proporcionam uma experiência que vai além das páginas dos livros.

Carregue na galeria para descobrir outros clubes de leitura disponíveis no concelho de Cascais e saiba como se inscrever.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA