cultura

A Biblioteca de Cascais terá Horas do Conto para adultos sobre a História de Portugal

"Os Pilares da História" terá uma sessão por mês até julho de 2025. A próxima é já a 21 de setembro, com participação gratuita.
Os episódios vão desde os Descobrimentos à Restauração.

Desde pequenos que nos habituámos a ouvir histórias. Algumas falam de animais, com lições de moral e analogias. Outras centram-se em princesas aprisionadas em castelos e príncipes a lutarem com um dragão para salvá-las. Os miúdos adoram, mas há também muitos adultos que continuam a gostar de ouvir narrativas, principalmente se forem reais, e a envolver reis e batalhas. 

É isso que a Biblioteca Municipal de Cascais vai proporcionar ao público. A partir de 21 de setembro, e até julho de 2025, os adultos interessados em conhecer melhor a História de Portugal, poderão participar nas Horas do Conto, intituladas “Os Pilares da História”.

A iniciativa tem por base contos originais de Eduardo Gomes sobre as temáticas relacionadas com o território e as gentes de Portugal, transportando o público ao passado, relembrando factos e acontecimentos históricos, vitórias e fracassos, sempre contextualizados política e socialmente. Aventura, intriga e dinâmica não vão faltar nestas sessões.

Cada sessão desta temporada irá focar-se em episódios entre os anos de 1500 e 1640. O primeiro tópico a ser analisado será a situação política em Marrocos, com as suas conquistas, perdas e abandonos territoriais. Depois, serão abordados outros temas, como a colonização do Brasil, a Inquisição, a tragédia de Alcácer-Quibir, a crise de sucessão e a Restauração da coroa portuguesa.

A próxima edição acontece a 21 de setembro, sábado, das 18h30 às 19h30, na Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. A participação nesta e nas próximas sessões é gratuita, mas deverá realizar uma inscrição online. Para mais informações, pode ligar para o número 214 815 418. Este contacto está disponível nos dias úteis entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA