PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DA REVOLUÇÃO, TODOS OS ARTIGOS DA NEW IN CASCAIS DE HOJE FORAM ESCRITOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974. ALGUNS EXCERTOS DOS TEXTOS FORAM CENSURADOS PELA PIDE.

cultura

“A Golpada”: já estreou o novo filme com Paul Newman (que lhe valeu 13 milhões de escudos)

O ator contracena com Robert Redford, que recebeu o mesmo valor. A obra venceu sete Óscares, incluindo o prémio de Melhor Filme.
Pode-se tornar num clássico do cinema.

Uma semana antes das gravações de “A Golpada”, Robert Shaw magoou-se no joelho depois de ter escorregado no Beverly Hills Hotel. Em vez de desistir das filmagens, o ator incorporou a lesão na sua personagem, Johnny Hooker. O filme realizado por George Roy Hill chegou finalmente a Portugal, ao Tivoli, nesta terça-feira, 23 de abril de 1974, depois de ter estrado nos Estados Unidos, a 25 de dezembro do ano passado.

“A Golpada” foi um dos grandes vencedores dos Óscares que decorreram a 2 de abril. A obra levou para casa as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Guião, Melhor Arte, Melhores Figurinos, Melhor Edição e Melhor Música.

A história passa-se em 1936, durante a Grande Depressão. O vigarista Johnny Hooker e os seus sócios Luther Coleman e Erie Kid roubaram11 mil dólares em dinheiro de uma vítima inocente em Illinois, mas Hooker perdeu parte do golpe num jogo de roleta viciado. Por outro lado, Luther, mais racional, decidiu reformar-se.

Antes de ser assassinado pelo criminoso Doyle Lonnegan, Luther pede a Johnny para procurar Henry Gondorff, um velho amigo que lhe vai ensinar tudo sobre a “golpada de todas as golpadas”. O protagonista parte, então, para Chicago. E é precisamente nesta cidade que encontra o tal Gondorff, que se está a esconder do FBI enquanto comanda um carrossel que serve de fachada para um bordel. Hooker sabe que precisa da sua ajuda para acabar com Lonnegan. No início relutante, acaba por aceitar a proposta e junta uma equipa de vigaristas experientes.

O grupo de patifes ressuscita um esquema elaborado, mas obsoleto, e cria um falso salão de apostas com a expectativa de conseguirem enganar Lonnegan. Fica então a questão: será que vão conseguir?

O filme “A Golpada” foi especialmente aclamado pela crítica nos Estados Unidos, sobretudo pela sua história engenhosa e cheia de reviravoltas. As atuações brilhantes de Paul Newman, de 48 anos, e Robert Redford, de 36, também mereceram destaque. Nem poderia ser de outra forma, uma vez que cada um dos atores recebeu 500 mil dólares, o que corresponde a aproximadamente 13 milhões de escudos, pelos seus papéis.

Esta não foi a primeira vez que os galãs trabalharam juntos. Em 1969, contracenaram em “Butch Cassidy e Sundance Kid” que, tal como “A Golpada”, recebeu vários Óscares — quatro, para sermos exatos: Melhor Guião, História e Guião Baseado em Material Não Publicado ou Produzido Anteriormente, Melhor Cinematografia, Melhor Canção e Melhor Trilha Sonora.

“O filme é muito inteligente, bem feito e funciona perfeitamente. O Bob e eu tivemos muita sorte. Foi quase como um reencontro de almas. Trabalhar com o Bob é como trabalhar com uma parte do meu próprio corpo, só que esse pedaço do corpo é um pouco mais bonito do que o meu”, brincou Paul Newman numa entrevista dada à revista “Newsweek” no ano passado.

Ambos deram tudo de si a este projeto. Antes das filmagens foram a Chicago para descobrirem a cidade e a atmosfera cosmopolita. Depois, imaginaram-na como se estivessem nos anos 30. Também passaram por casas de jogo clandestinas e conversaram com antigos criminosos para entenderem melhor o que os motivava.

O resto do elenco é composto por Charles Durning, Dimitra Arliss, Eileen Brennan e Robert Earl Jones. Todas estas estrelas trabalharam perfeitamente em equipa e nem os percalços durante as gravações os pararam.

Por exemplo, a cena do filme em que Snyder (Charles Durning) entorna bebida em cima da mão de Billie (Eileen Brennan) não deveria ter acontecido. A irritação visível no rosto da mulher foi um momento de improviso por parte da atriz de 40 anos.

Este não foi o único acaso que acabaria por moldar o filme. Na verdade, estes acontecimentos não planeados começaram mesmo antes das gravações. Antes do papel chegar a Paul Newman, foi oferecido a Jack Nicholson, de “O Rei de Marvin Gardens”, mas o ator recusou.

“Já tinha muitos trabalhos acumulados e não sabia que ‘A Golpada seria um êxito tão grande. Mesmo assim, o ‘Chinatown’ [que deverá estrear ainda em 1974] e ‘O Último Dever’ [de 1973] eram mais interessantes para mim”, contou à “Playboy” numa entrevista deste ano. Depois de ser oferecido ao astro de 37 anos, o papel de Henry Gondorff passou por Jack Lemmon, mas este também o terá recusado.

OUTROS ARTIGOS