Numa vila conhecida pelo apoio à cultura, o Centro Cultural de Cascais (CCC) destaca-se como um dos principais espaços para a divulgação das artes visuais no concelho. O antigo convento foi recuperado e abriu em 2000, acolhendo atualmente várias obras e pinturas, mas também conferências, pequenos concertos e outras performances. Agora, prepara-se para receber uma nova mostra.
Entre os dias 27 de setembro e 19 de janeiro de 2025, pode visitar a exposição “WITNESSES”, do artista escocês Hector Ramsay. A mostra encontra-se patente no segundo piso do edifício e está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as dez e as 18 horas.
Como inspiração para a coleção, Ramsay procurou reproduzir as paisagens e culturas italianas e portuguesas, dos países onde vive, assim como as tradições mitológicas pré-romanas. A série tem 15 obras de grande formato, feitas predominantemente com carvão, que convidam os visitantes a entrar numa viagem estética que começa na orla de um bosque. À medida que se vai avançando, chega-se a um templo megalítico.
Também estarão expostas algumas obras da série “FORMATIONS”. Estas são mais recentes, algumas pintadas este ano, e apresentam uma maior diversidade de cores, recorrendo sobretudo a técnicas de pintura a fresco.
Com ligações profundas a Cascais, o estilo artístico de Hector Ramsay foca-se em arte abstrata e na representação clássica da natureza. A influência dos mestres do Renascimento e do Maneirismo nas suas obras deve-se ao facto de ter vivido durante muitos anos em Florença.
A entrada na exposição custa 5€, pelo que residentes no concelho e seniores têm 50 por cento de desconto. Outras promoções válidas incluem 40 por cento de desconto para aderentes a Cartão FNAC, 25 por cento para grupo e valor total de 12€ no Bilhete Pack CP. Miúdos até aos 18 anos não pagam.
Carregue na galeria para ver algumas das obras que estão presentes na mostra.