Os rios e ribeiras são essenciais para os ecossistemas do planeta. Além de serem o habitat de diversas espécies, fornecem água para plantações e agricultura. Por isso, a qualidade destes corpos de água deve ser assegurada. Se quiser sensibilizar os mais novos para estas boas práticas, de um forma lúdica, leve-os a assistir ao espetáculo que acontece esta sexta-feira, 9 de agosto, em Cascais.
“A Grande Aventura dos Pequenos Saramugos” é uma peça de teatro infantil do grupo artístico Muzumbos. O enredo centra-se na história de Sara, uma pequena saramugo, que vive com os irmãos numa ribeira que vai secar, enfrentando perigos e ameaças.
É um espetáculo que pretende mostrar, de forma adaptada aos mais pequenos, a importância dos cursos de água doce, assim como a necessidade de preservá-los para o bem de todos.
A peça, destinada a maiores de três anos, decorre entre as 18h30 e as 19h15 na Biblioteca Municipal de Cascais — Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. A entrada é gratuita, no entanto, deverá inscrever-se previamente online. Deverá colocar o seu nome e o dos miúdos que irão assistir, só podendo registar até dois. Para mais informações, pode ligar para o número de telefone 214 815 417.
O saramugo é a espécie de peixe de água doce mais pequena de Portugal. Atualmente, o seu estatuto de conservação no nosso País está “criticamente em perigo”. Com o objetivo de prevenir e evitar o desaparecimento desta espécie, foram criadas iniciativas como a Life Saramugo, inserida na Liga para a Proteção da Natureza.