cultura

A pintora cascalense Rita Andrade junta arte e ativismo numa nova exposição

A inauguração de "Reflect" está marcada para esta sexta-feira, 1 de março, na Sestante Art Gallery. Tem uma semana para visitar a mostra.
A artista. Créditos: Marie Bacelar

A jovem Rita Andrade quer, através da sua arte, levar o público “a refletir sobre os problemas da sociedade”. É esse o objetivo da exposição “Reflect”, que reúne desenhos e pinturas feitas em espelhos, alguns deles com referência aos animais presentes na obra do autor britânico George Orwell, “O Triunfo dos Porcos”.

“Foi a minha viagem à Palestina, em 2019, que me transformou enquanto artista. Percebi que tinha o dever de passar mensagens importantes, de consciencializar, e de tentar fazer com que as pessoas vissem como o nosso mundo é para além do que se vê nos ecrãs de televisão. Entendi que existia toda uma parte do mundo em que as suas dificuldades estão a ser postas de parte, e assim tornei-me numa artista ativista”, conta Rita, 26 anos, natural de Alcabideche.

“Reflect” é o resultado dessa missão. As obras, criadas com diferentes materiais como pinturas a óleo, acrílico e aguarela, “têm como objetivo questionar as pessoas sobre qual o seu papel na sociedade, seja na sua casa, seja no mundo, fazendo com que o espectador vá para além da sua zona de conforto”.

 “Quem sou eu?”, “O que posso fazer melhor?”, “Onde é que eu encaixo ou tento encaixar?”, são algumas das questões que a artista pretende levantar com estes trabalhos. “Os espelhos não estão completamente cobertos porque há um propósito de ambivalência no projeto ‘Reflect’: por um lado, a pessoa pode ver-se a si própria, a sua imagem está refletida. Por outro, é desafiada a refletir no que lá está além da sua própria imagem”, aponta à New in Cascais. 

O projeto da jovem, que tem como base uma sátira coletiva, está também inspirado nos animais presentes na obra de George Orwell, autor do famoso “O Triunfo do Porcos” ou “A Quinta dos Animais”, lançado em 1945. A fábula recorre a diversos animais como metáfora à exploração do trabalho e rebelião face aos patrões. A semelhança entre o autor e a pintora de Alcabideche é que ambos procuram fazer críticas sociais através da arte. 

Rita Andrade assume-se como uma “a(r)tivista”. Ou seja: garante que a pintura tem, para si, “um simbolismo de liberdade, o poder de induzir a reflexão e revolucionar conceitos”. 

A  inauguração da mostra está marcada para esta sexta-feira, 1 de março, entre as 18 e as 22 horas. Poderá depois visitá-la entre segunda-feira e sábado, 9 de março, das 11 horas às 17h30. A entrada é livre.

Para mais informações, pode consultar o site da galeria ou enviar email para office@nullsestanteart.com. A Sestante Art Gallery fica no Largo dos Combatentes de Ultramar 113A, em Cascais.

Carregue na galeria para ver alguns dos trabalhos que vão estar em exposição.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA