cultura

Ageas Cool Jazz 2025 vai ter mais uma localização e mais artistas nacionais

A New in Cascais esteve presente na conferência de apresentação do festival e conta-lhe todas as novidades.
Conheça todas as novidades.

Um dos festivais mais esperados pelos fãs de jazz está quase a começar. O Ageas Cool Jazz 2025 irá decorrer entre 4 a 31 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo e no Parque Marechal Carmonal, em Cascais.

Este ano, o festival irá contar com quatro palcos e 28 artistas, anunciou a organização esta quarta-feira, 21 de maio, no Jardim da Parada. O formato habitual irá manter-se, com quatro concertos por noite, que se dividem por sete dias. As portas abrem às 18 horas, e as Cascais Jazz Sessions by Smooth FM começam às 19h30, no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona.

O Palco Ageas irá receber dois espetáculos todas as noites: um primeiro concerto que será seguido pela atuação do cabeça de cartaz de cada dia. A seguir terão lugar as Late Nights, no Anfiteatro do Parque Marechal Carmona.

As novidades de 2025

À semelhança do ano passado, as noites prolongam-se no palco Late Nights. A programação, alinhada com o tema de cada dia do festival, conta com DJ sets de artistas como Mafalda Nunes (4 julho), Groove Armada (12 julho), Luís Oliveira (15 julho), Rita Lig (17 julho), Allexia (23 julho), Rui Maia (26 julho) e Peter Castro (31 julho).

“É um cartaz que mantêm coerência e estilo, que une ao jazz à música portuguesa. Este ano, a aposta será contemporânea, com alguns toques de indie. Há ainda um grande investimento na música portuguesa”, começa por explicar Karla Simões, diretora da Live Experiences e responsável pelo Cool Jazz. 

“As primeiras partes dos concertos serão todas feitas por artistas portugueses, inclusive, a maioria são mulheres”, sublinha.

O alinhamento deste ano já está completo e é considerado pela organização “um dos cartazes mais fortes da história do Cool Jazz”. Entre os 28 artistas que integram o alinhamento, destacam-se, por exemplo, Benjamin Clementine e Rita Vian, que atuam no primeiro dia, a 4 de julho. Seal, Margarida Campelo e Beatriz Nunes sobem ao palco a 12 de julho. Já Ezra Collective e Jordan Rakei serão os protagonistas na noite de 15 de julho.

A New in Cascais esteve à conversa com a portuguesa Rita Vian que partilhará palco com o britânico Benjamin Clementine. “É, sem dúvida, uma surpresa muito grande. Fiquei muito feliz quando percebi o que iria acontecer. Era um artista que queria ver e, passar desse desejo para tocar exatamente no mesmo dia, é fantástico”. 

Alguns dos artistas com organização desta edição.

A noite de 17 de julho está dedicada a Gilsons, a Jota.Pê “com a essência da música brasileira”, e a Isabel Rato Quinteto. Slow J, Silly e Bokor sobem ao palco a 23 de julho. Os Tindersticks e Ganso tocam a 26 de julho. E, para encerrar o festival em grande, a 31 de julho, serão Masego, Amaura e Razy a atuar no Hipódromo Manuel Possolo. 

Os Ganso vão tocar pela primeira vez no Cool Jazz, uma estreia muito aguardada. “Já assisti a vários concertos aqui e ter oportunidade de subir ao palco acaba por ser muito especial. Sinto-me feliz por ter a oportunidade integrar um cartaz que tem a preocupação de trazer artistas femininas ao palco e, acima de tudo, que aposta na música portuguesa”, sublinha Diogo, um dos elementos da banda.

No Anfiteatro do Parque Marechal Carmona é onde poderá encontrar os novos nomes da música portuguesa. Aqui encontrará Plasticine (4 julho), B£RLIM (15 julho) e Quarteto de Areia (26 julho), os vencedores do concurso de talentos em parceria com a Smooth FM. A eles junta-se Beatriz Nunes, Isabel Rato, Bokor e Razy.

Este ano há também novidades no palco da programação paralela. “A mudança de localização garante a oportunidade do festival estar envolvido com a comunidade. Desde os concertos gratuitos até à política de zero desperdício, queremos mostrar que não apenas música, também é responsabilidade social. Outra das grandes novidades é que o evento terá melhores condições a todos que tenham mobilidade reduzida”, salienta Karla.

As Cascais Lazy Sundays vão realizar-se nos Jardins da Parada, com DJ sets de personalidades bem conhecidas do público português, como Ana Moreira (6 julho), Catarina Moreira & Amigos, (13 de julho), Leonor Caldeira & Manuel Cardoso (20 julho) e Diogo Beja (27 julho). As sessões acontecem sempre ao final da tarde, entre as 18 e as 21 horas, com entrada livre. 

“Esta parceria vem complementar a nossa já forte aposta na cultura, nos jovens talentos e nas mais diversas formas de expressão das artes. A diversidade é um dos pontos fortes deste festival eclético e que traz a Cascais todo o tipo de pessoas e faz todo o sentido com os nossos valores enquanto grupo”, refere Inês Simões, diretora de comunicação, marca e cultura do grupo.

Nuno Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, salienta a importância da aposta na cultura da autarquia. “É importante que a cultura chegue a todos e, por isso, trabalhamos em conjunto para ser possível, não ter apenas uma programação gratuita, tem ainda uma forte componente sustentável e tornar o evento mais acessível possível. A missão é que todos tenham acesso à cultura e quando falamos em todos, é mesmo todos”. 

Para esta edição, os bilhetes estão disponíveis online. Os valores rondam entre os 20€ e 70€, consoante o dia e lugar pretendido. 

Carregue na galeria para ver imagens do Ageas Cool Jazz no ano passado. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA