PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DA REVOLUÇÃO, TODOS OS ARTIGOS DA NEW IN CASCAIS DE HOJE FORAM ESCRITOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS NO DIA 25 DE ABRIL DE 1974. ALGUNS EXCERTOS DOS TEXTOS FORAM CENSURADOS PELA PIDE.

cultura

Ary dos Santos e Fernando Tordo vêm atuar a Cascais

São apenas alguns dos artistas que vão marcar presença nos festejos do 60.º aniversário da Sociedade Musical de Cascais.
Ary e Tordo, uma parceria musical e de amizade.

Ary dos Santos e Fernando Tordo são os responsáveis por uma das canções que os portugueses mais têm ouvido nos últimos meses. O poeta e cantor são o poema e a voz que compõem “Tourada”, a música que venceu o Festival da Canção, no ano passado. Em junho vêm juntos a Cascais, mas não só.

“Tourada” tem sido presença constante nas rádios nacionais. Apesar da votação renhida, a par com “É por isso que eu vivo”, de Paco Bandeira”, “Tourada” conquistou a maior pontuação final. A vitória do Grande Prémio TV da Canção, de 1973, fez dela um êxito imediato. Muitos acreditam que vai mesmo ficar marcada na história da música portuguesa.

Fernando Torno, de 26 anos, participava no concurso desde 1968. No entanto, só lançou o primeiro álbum de longa duração em 1972, já em colaboração com Ary dos Santos, atualmente com 37 anos. O poeta, que começou a escrever aos 14 anos, é considerado um dos melhores da sua geração. Saiu de casa cedo e, ainda na adolescência, entre os vários trabalhos que teve, foi o de escriturário no Casino Estoril.

O seu primeiro livro, intitulado “A liturgia do sangue”, foi lançado em 1963. Entre outras obras, publicou também “Fotos-grafias”, em 1971, livro que foi apreendido pela PIDE. Nos últimos anos, é notória a sua contribuição para uma mudança e renovação na música ligeira portuguesa que, acreditamos, estar a entrar numa nova fase. 

Se é fã dos artistas, então marque na agenda o dia 9 de junho. É nessa data que ambos vêm a Cascais, para celebrar o 60.º aniversário da Sociedade Musical de Cascais. Fundada em 1914, a data redonda merece uma comemoração à altura. E assim será. Para o início de junho estão programados vários dias de festejos musicais. 

Para dia 8 de junho, sábado, está marcada a exibição do Rancho Coral e Coreográfico, da banda da Sociedade Musical de Cascais e também do jovem acordeonista Toni Raposo (que alcançou recentemente a segunda posição num concurso europeu). O evento começa às 21h30 no terraço ao lado da Praia da Ribeira, na Baía de Cascais. Após as atuações musicais, haverá fogo de artifício. 

No dia seguinte, domingo, 9 de junho, a partir das 15 horas haverá uma largada de patos na Praia da Ribeira, e também provas de natação, entre outros jogos. A partir das 21h30, no mesmo local, está previsto um serão musical com um conjunto do qual fazem parte Ary dos Santos, Fernando Tordo, Fernando Grade e José Belo. 

Na segunda-feira, dia 10, à noite, os cascalenses poderão assistir a uma noite de variedades com Glória del Paraguai, Marilu, Fatinha e Rosário. Já na terça-feira, 11 de junho, o espetáculo de variedades conta com nomes como Gabriel Cardoso, Tristão da Silva, Beatriz Baltasar e Natália Maria. 

Na quarta-feira, dia 12, é o canto livre que vai animar o público, com José Afonso, Jorge Letria, Francisco Fanhais e José Mário Branco. Para quinta-feira, dia 13, à tarde, está marcada uma burricada e exibição da banda da Carris e, à noite, a exibição do rancho de Santo Estevão, de Tavira. A finalizar os festejos na sexta-feira, 14 de junho, à noite, poderá acompanhar ao vivo a exibição do Coral de Almada. 

OUTROS ARTIGOS