Para muitos surfistas, a sensação de estar num tubo é algo surreal, uma experiência única, difícil de descrever e que todos querem repetir. Foi com o objetivo de voltar a viver esse momento que, no princípio deste ano, dezenas de atletas se juntaram para participar no Capítulo Perfeito. Se não teve a oportunidade de assistir na altura, não se preocupe: vai poder ver fotografias únicas do evento numa nova exposição.
A partir desta quinta-feira, 19 de setembro, a Nova School Of Business and Economics, em Carcavelos, apresenta algumas das imagens mais marcantes da história da prova, desde a primeira edição até à mais recente, que se realizou no dia 18 de fevereiro. As fotografias mostram performances de alguns dos surfistas mais famosos do mundo, como Rob Machado, Clay Marzo, Tiago “Saca” Pires, Anthony Walsh, Rodrigo Herédia e muitos outros.
Esta exposição é uma oportunidade para todas as pessoas, surfistas ou curiosos, poderem compreender e entrar no espírito deste evento. O fundador do Capítulo Perfeito, Rui Costa, explica a motivação por detrás desta iniciativa: “Queremos que o público sinta a magia e a intensidade das ondas tubulares, através dos olhos dos fotógrafos que eternizaram os momentos desta prova nos últimos dez anos.”
Na mostra estão representadas algumas das melhores ondas registadas em praias portuguesas. Apesar de Carcavelos ser a zona balnear que recebeu a prova mais vezes, as praias de Supertubos, em Peniche, e do Norte, na Nazaré, também merecem destaque. Ao todo, são cerca de 30 imagens, que vão desde ângulos únicos dentro dos tubos, até aos posters mais criativos de algumas das edições anteriores.
A exposição estará patente até 16 de outubro, entre as 8 e as 20 horas. A galeria encontra-se no polo D do edifício, o Santander Academic Hall, no piso 0. Pode consultar a planta do campus universitário online.
O campeonato internacional de surf destaca-se no calendário de eventos da modalidade por vários motivos. Um deles deve-se às condições particulares em que decorre: apenas acontece quando as condições marítimas, entre os meses de janeiro e março, se encontram ideais. Este facto faz com que só exista uma confirmação da data da prova com 72 dias de antecedência, variando também o local de realização. Truques e outras manobras também de pouco valem na competição: apenas os tubos são pontuados.
Na mais recente edição, que teve o acompanhamento da New in Cascais, assistiram ao vivo na praia de Carcavelos mais de 20 mil espectadores, quatro vezes mais do que em 2023. Entre 16 concorrentes, os primeiros classificados foram atletas da casa, Tiago Stock e Salvador Vala, o segundo a sagrar-se campeão na categoria “New Generation”. A Câmara Municipal relembrou o papel fundamental que o desporto aquático tem na identidade cascalense. “O surf made in Cascais faz parte da história e do ADN do concelho, recomenda-se no presente e projeta-se no futuro”.
Carregue na galeria para ver algumas das imagens presentes na exposição do Capítulo Perfeito.