“Assassinos da Lua das Flores” chegou às salas de cinema a 19 de outubro e, desde então, tem sido reconhecido como um dos melhores filmes de 2023. A Apple TV+ anunciou esta quinta-feira, 4 de janeiro, que a produção ficará disponível na plataforma já este mês, a partir do dia 12.
A longa-metragem de Martin Scorsese é uma adaptação do livro homónimo de David Grann, de 2017. Conta com a participação de várias estrelas de Hollywood como Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. Com um orçamento de 182 milhões de dólares, é a produção mais cara alguma vez filmada no estado de Oklahoma, nos EUA.
A história acompanha a investigação do FBI aos assassinatos dos Osage, uma tribo indígena norte-americana. A comunidade era considerada uma das mais ricas do mundo, uma vez que o seu terreno era abundante em petróleo. Os crimes nasceram do ressabiamento contra os nativo-americanos, alimentado pela imprensa sensacionalista, que acusava os Osage de ostentarem sinais de riqueza. O desenrolar da narrativa retrata ainda o improvável romance de Ernest Burkhart (DiCaprio) e Mollie Kyle (Gladstone), que pertencem a lados opostos da barricada erguida entre as duas comunidades.
O filme foi considerado o melhor de 2023 pela National Board of Review e pelo New York Film Critics Circle (que também distinguiu Lily Gladstone como melhor atriz). Recebeu ainda sete nomeações para os Globos de Ouro e doze prémios nos Critics’ Choice Awards. Para os Óscares já foi indicado nas categorias de caracterização, banda sonora original, música e som.
Já se sabe que o próximo projeto do realizador vai ser “The Wager”, um drama em alto mar, adaptado de um livro de David Grann, que será novamente protagonizado por DiCaprio. O filme ainda não tem data de estreia prevista.