cultura

Biblioteca Municipal de Cascais apresenta obras de arte feitas por séniores do concelho

As peças, criadas a partir do projeto "Convidar a Ler", estão em exposição até dia 20 de julho. A entrada é livre.
Retrato do rei D. Carlos I com pasta de papel, corantes e cápsulas de café.

Em 2022, a Rede das Bibliotecas Municipais de Cascais lançou o projeto “Convidar a Ler”, uma iniciativa para combater o isolamento da população sénior do município, em parceria com os Centros de Dia do concelho. Nestes últimos dois anos, os utentes do Centro de Dia da Santa Casa de Misericórdia de Cascais, além da leitura, têm criado trabalhos manuais sob o tema “Arte que Convida a Ler”.

O resultado está agora exposto ao público, na Biblioteca Municipal de Cascais — Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. A mostra, com obras criadas pelas “artistas” séniores, foi inaugurada esta terça-feira, 9 de julho. 

As 14 peças apresentadas foram produzidas com diferentes materiais e técnicas, desde a pintura à escultura, passando pelas colagens, bordados e rendas. Cada uma tem um livro associado, que pode folhear e ler livremente durante a visita.

Todas elas foram feitas pelas senhoras do centro de dia, entre 2022 e junho deste ano. A única que se pode considerar mais antiga é a que está no centro da exposição: um mostruário de rendas, grande parte delas feitas por estas artesãs, mas com alguns exemplares produzidos pelas suas mães.

No início da visita, é dado ao visitante um pequeno papel onde poderá escrever qual a obra que lhe chamou mais a atenção. Cada concorrente tem um número associado, de um a 14, devendo apontar o número correspondente à sua favorita. No fim, basta colocar o papel numa urna.

A iniciativa pretende desafiar a comunidade cascalense a conhecer o trabalho deste grupo de artistas, representados na exposição, para além de lançar aos munícipes o habitual convite à leitura.

Poderá visitar a exposição até dia 20 de julho, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas, com entrada livre. A Biblioteca Municipal de Cascais fica localizada na Avenida Costa Pinto, n.º 27, junto ao Cascais Villa. Para mais informações pode ligar para o número 214 815 417.

Carregue na galeria para ver algumas das peças em exposição.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA