cultura

Caretos de Podence mudam-se para Outeiro de Polima — pelo menos durante esta exposição

"Cruzamos a montanha: Mirai tal Cosa!" é o nome da mostra que será inaugurada este sábado, 18 de maio, no Casal Saloio.
Os caretos.

São um dos símbolos do Carnaval de Podence. Estas personagens coloridas e endiabradas saltam, dançam, correm, perseguem e intimidam visitantes, numa brincadeira tradicional que enche de orgulho a aldeia e toda a região de Trás-os-Montes. Os fatos tricolor e as máscaras feitas de couro, latão ou madeira fazem parte da imagem dos caretos, divertidos para uns, assustadores para outros. 

São eles os protagonistas de uma nova exposição, que será inaugurada este sábado, 18 de maio, no Casal Saloio de Outeiro de Polima, ocupando o espaço do Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais. A iniciativa está inserida nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, assinalado precisamente na data da abertura. 

“Cruzamos a montanha: Mirai tal Cosa!” é o nome da mostra, alusiva às tradições transmontanas e ao Carnaval de Podence, também conhecido por Entrudo chocalheiro, que integra a lista de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Assim, a exposição será composta por máscaras dos Caretos de Podence, entre algumas originais e outras produzidas de forma tradicional, por alunos do Colégio Quinta do Lago e da Universidade Sénior de Manique (UniMa). Vai incluir também imagens do fotógrafo Mário Sampaio, sobre esta temática.

O evento de inauguração será uma festa aberta ao público, a partir das 14h30, com a animação característica dos Caretos. Está marcada uma atuação de alunos, trajados a rigor de Caretos de Podence e de Pauliteiros de Miranda, que vão recriar as manifestações artísticas e performativas destes dois grupos transmontanos.

Poderá visitar a mostra até dia 2 de junho, de terça a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. O Casal Saloio situa-se no Largo do Chafariz, em Outeiro de Polima, na zona de S. Domingos de Rana. 

Aproveite para ler o artigo sobre o primeiro aniversário do espaço museológico, em março deste ano, onde tem a oportunidade de descobrir as raízes do concelho de Cascais. O equipamento dedica-se inteiramente à preservação, valorização e divulgação da cultura saloia local. Foi até distinguido nos Archello Awards 2023, na categoria de “Edifício de Museu do Ano”. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA