Não é segredo para ninguém que a arte contribui para o nosso bem-estar. E melhor ainda é que esta não vê cores, nem idade ou qualquer outra característica que nos torne diferente dos restantes. É através dela que conseguimos colocar tudo para fora sem dizer uma única palavra. É precisamente este o foco da nova exposição fotográfica que acaba de chegar ao CascaiShopping.
“O Meu Olhar – O Meu Quotidiano” é o tema da nova mostra que estará disponível no centro comercial até 24 de outubro. A exposição fotográfica foi criada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, do Centro de Apoio Social do Pisão (CACI), da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, com o objetivo de alertar e consciencializar a população para a importância da inserção social.
O CACI foca-se na reabilitação de pessoas com deficiência mental ou incapacidade a partir dos 16 anos, cuja integração socioprofissional no mercado regular de emprego está condicionada. As fotografias expostas no Piso 1, em frente às lojas Quebramar e adidas, são um reflexo de alguns dos objetivos que o centro procura atingir.
Entre estes, encontram-se o desenvolvimento de atividades que contribuem para o bem-estar de vida adequado a cada um dos seus utentes, bem como a criação de planos individuais que ajudam a desenvolver as suas capacidades e promover a inserção profissional na comunidade.
A mostra foi criada pelo centro de ação social no seguimento de um projeto de fotografia, iniciado em 2016, com a colaboração do fotógrafo Nuno Parreira. Todos os que passarem pelo CascaiShopping são convidados a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CACI. Todas as imagens mostram as vivências e as experiências dos utentes na sua rotina diária.