cultura

Conheça a nova exposição de pintura do Centro Cultural de Cascais

"Quid", da autoria de Isabel Sabino, foi inaugurada no dia 10 de fevereiro. Pode visitá-la durante dois meses.
Reúne seis dezenas de obras.

São 60 pinturas ao todo. Desde tinta acrílica, pastel, aguarela, carvão, tinta-da-china e até grafite sobre tela ou papel, foram muitos os materiais utilizados e as técnicas adotadas neste conjunto de obras que tem vindo a ser produzido desde 2018. Resultou, finalmente, numa exposição intitulada “Quid”, inaugurada no passado sábado, 10 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais. 

As obras, selecionadas pela própria, são da artista portuguesa Isabel Sabino. A mostra inédita reúne quadros que resultam da exploração da artista sobre o próprio ato de pintar, seja o corpo, a casa ou o mundo, como reflete: “Os mundos que vemos, ouvimos, tocamos, lembramos, bem como os que imaginamos, sentimos, desconhecemos ou intuímos como possíveis ou não, motivando uma vontade, um movimento”. 

Isabel Sabino nasceu em Lisboa, em 1955. Licenciada em Artes Plásticas e Pintura, foi professora de Educação Visual no ensino básico e secundário e também na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, desde 1982, onde é atualmente Professora Catedrática. Promove exposições do seu trabalho desde 1977. No currículo conta com mostras individuais e coletivas em Portugal, Espanha, Alemanha, Macau, Brasil, China e Polónia.

Na folha de apresentação da mostra, Isabel Sabino escreve: “Sim, há sinais que referem cores vistas, lugares, leituras, cenas ao vivo ou em écrans, conversas, vozes e acordes, nadas, ou nada, como diz o replicante à chuva. (…) Somando pedaços de tudo, escave-se, esqueça-se e volte-se a somar mais e, quando um fio de sentido se vislumbrar no absurdo, puxe-se por ele, ainda que possa ser quase o mesmo, poema fora de moda; frases antes e depois de imagens, por dentro delas, à procura de, sem umbigo ou o que nasceu primeiro”. 

A exposição é organizada em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I e Bairro dos Museus. Vai estar aberta ao público até dia 14 de abril, de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

O preço do bilhete é de 5€, com desconto de 50 por cento para munícipes e estudantes do concelho, estudantes e séniores (a partir dos 65 anos). A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês e para miúdos e jovens até aos 18 anos. Para mais informações pode contactar o email geral@nullfdl.pt.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da exposição. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA