cultura

CoolJazz abre inscrições para concurso de talentos. Os vencedores vão atuar no festival

Pode candidatar-se à segunda edição da iniciativa, em parceria com a Smooth FM, até ao dia 8 de abril.
O festival regressa em julho.

A edição que celebra os 20 anos do festival CoolJazz promete muitas horas de excelente música, bom ambiente, convívio e cultura. Com várias datas marcadas no calendário, entre 9 e 31 de julho, o cartaz está cada vez mais composto e as surpresas não param de chegar. Desta vez, o anúncio não foi sobre a presença de uma consagrada, mas sim sobre a possibilidade de novos talentos subirem ao palco do evento.

A segunda edição do concurso de talentos CoolJazz by Smooth FM abriu as inscrições nesta terça-feira, 6 de fevereiro. O festival procura “novos protagonistas para revolucionar o palco Cascais Jazz Sessions by Smooth FM” nesta edição comemorativa. O objetivo, segundo a organização, é apoiar a produção de jazz, blues e soul, dando a oportunidade a novos músicos e bandas de se apresentarem ao vivo no CoolJazz e ainda divulgarem o seu trabalho na rádio Smooth FM.

“Queremos continuar a dar visibilidade ao talento português no jazz na edição de celebração dos 20 anos, pois sempre fez parte dos cartazes de edições anteriores do festival”, revela Karla Campos, CEO Live Experiences, promotora do evento.

Para o diretor da Smooth FM, Miguel Cruz, “é com enorme satisfação que a nossa rádio volta a fazer parte deste desafio, que tem vindo a ser um enorme sucesso, o que mostra que a Smooth FM continua empenhada em promover, dar destaque e apoiar a produção de novos talentos do jazz. Este concurso é uma grande oportunidade para estas bandas atuarem naquele que é o maior palco de jazz do País”.

As inscrições estão abertas até dia 8 de abril. Nos dias seguintes, será feita a escolha dos seis artistas ou bandas finalistas, anunciados no dia 15 de abril. Estes vão depois atuar, entre os dias 18 e 24 desse mesmo mês, no auditório da Smooth FM. No dia 7 de maio será feito o anúncio dos três vencedores, que vão subir “ao palco mais intimista do festival”, o Cascais Jazz Sessions by Smooth FM, em datas a definir. O júri do concurso será composto por um representante do festival, um da Smooth FM e outro da área da música, nomes que serão anunciados antes da divulgação dos semifinalistas. 

Desde 2017 que o CoolJazz criou o palco do Cascais Jazz Sessions, com o objetivo de apoiar artistas de jazz, mas focado nos talentos nacionais emergentes. Esta iniciativa passou a ser um momento específico na programação do evento, dando artistas “um destaque único nos lineups diários do CoolJazz”, garante o festival. Na edição deste ano, os três vencedores do concurso vão juntar-se a outros quatro projetos de jazz português, formando o cartaz deste palco.

No caso do palco principal, já foram revelados alguns dos nomes que vão atuar ao longo do mês de julho. No dia 9 sobem ao palco os Air. A 19 o público vai sentir a energia de Dino D’Santiago. No dia 26 é a vez de Diana Krall. A 27 de julho, o sotaque brasileiro marca presença com Marina Sena e Luedji Luna. No dia 30, o festival recebe os Fat Freddy’s Drop e, a 31, a música está a cargo de Jamie Cullum. 

O CoolJazz decorre em vários espaços, desde o Hipódromo Manuel Possolo, ao Parque Marechal Carmona, passando pelos jardins da Casa de Histórias Paula Rego, em Cascais. Os bilhetes já estão à venda para as datas anunciadas e pode comprá-los no site do festival.

Carregue na galeria para conhecer estes e outros concertos a que vai poder assistir no concelho de Cascais nos próximos meses. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA