cultura

Das páginas para a televisão: quem vai encarnar as personagens de “Cem Anos de Solidão”?

A série chega esta quarta-feira à Netflix e traz várias versões, adultas e jovens, de algumas das icónicas personagens criadas por Gabriel García Márquez.
Estreia a 11 de dezembro.

Lançada em 1967, a obra-prima de Gabriel García Márquez, “Cem Anos de Solidão”, foi traduzida em 46 línguas e vendeu mais de 50 milhões de cópias. Agora, a história recebe uma adaptação em formato de série que vai estrear na Netflix esta quarta-feira, 11 de dezembro.

A obra acompanha a história multigeracional da família Buendía, cujo patriarca, José Arcadio Buendía, fundou a cidade de Macondo, onde tudo acontece, mas que poucos conhecem. A história segue as vivências dramáticas (e não só) da família e das gerações seguintes, enquanto recebem estranhas visitas do mundo exterior. A guerra e tensões políticas também vão marcar a série.

“Entra na mítica cidade de Macondo com a família Buendía e descobre histórias de maldições, sonhos, caprichos e amores que desafiam todas as probabilidades”, resumiu o serviço nas redes sociais. O novo projeto da Netflix vai ser falado em espanhol, língua original do livro.

Os filhos do vencedor do prémio Nobel da Literatura de 1972, Rodrigo García e Gonzalo García Barcha, assumem o papel de produtores executivos da produção que gravou sobretudo na Colômbia. Laura Mora e Alex García Lopez são os realizadores.

“’Cem Anos de Solidão’ representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina, realizado pelos melhores artistas e técnicos da Colômbia e de outros países, totalmente filmado em castelhano e na Colômbia, e com o apoio da família de Gabriel García Márquez”, disse a plataforma.

O protagonista é, claro, José Arcadio Buendía, o patriarca da família e o fundador de Macondo. É descrito como um homem forte, tanto física como espiritualmente. É, acima de tudo, um sonhador apaixonado por ciência e mecânica, mas também pela alquimia. 

A personagem vai ser interpretada por dois atores. Marco Antonio González encarna uma versão mais jovem. O ator colombiano é conhecido principalmente pelas peças de teatro que protagonizou em Cali, cidade onde cresceu.

Já a versão mais velha de José ficou a cargo de Diego Vásquez, que tem cerca de 30 anos de carreira — e vários papéis de grande peso na televisão da Colômbia. Já foi, por exemplo, Norman Alberto Zarama, o vilão da telenovela “Las muñecas de la mafia”. Também pode ser visto em “El Chapo”, “Sin senos sí hay paraíso” e “Un bandido honrado”.

Carregue na galeria e conheça quem é quem na adaptação de “Cem Anos de Solidão”.

 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA