A Sociedade Musical União Paredense (SMUP) é uma das associações com mais história em Cascais. Fundada em 1899, tem dado oportunidades a diversos artistas de todos os registos musicais nos últimos anos — desde os mais conhecidos aos mais underground.
Depois de ter encerrado a 28 de julho para férias, a SMUP anunciou agora que estará de volta a 23 de agosto, com um concerto de Phil Minton, David Maranha e Manuel Mota. O trio junta-se pela primeira vez em seis anos, altura em que realizou uma tour na Rússia.
A primeira parte do concerto terá performance a solo do artista inglês de 83 anos, Phil Minton. Presença frequente nos círculos de improvisação de jazz britânicos, o trompetista e vocalista já tem uma carreira com mais de cinco décadas Distingue-se pela sua utilização de várias técnicas vocais, conduzindo aulas e workshops para todos os que querem cantar desde os anos 80 no Feral Choir. É a primeira vez que toca na SMUP.
David Maranha e Manuel Mota colaboram há mais de 25 anos no universo da música eletrónica. Já trabalharam juntos em projetos como Osso Exótico e com diversos artistas versados no improviso, como o baterista americano Chris Corsano. O seu estilo abrange a música drone experimental, o noise e o improviso.
O espetáculo abre as portas às 21 horas, com os três artistas a juntarem-se por volta das 22. Os bilhetes podem ser comprados online. O valor-base de cada ingresso é de 10€, ao qual acresce uma taxa de reserva de 70 cêntimos se for adquirido online. Os sócios da SMUP pagam apenas 8€.