cultura

Desenho, colagens e bordado. Ponha a criatividade em prática nestes ateliers em Cascais

Há quatro sessões entre 18 de janeiro e 29 de março. Realizam-se na Casa das Histórias Paula Rego e no Centro Cultural de Cascais.
Fazer postais é divertido.

Participar em ateliers criativos é como entrar numa máquina de lavar ideias: as técnicas giram, a inspiração centrifuga, e no final saímos renovados, prontos para mostrar ao mundo aquele postal bordado ou aquela colagem brilhante que nem sabíamos que conseguíamos fazer. É o momento em que tesouras, agulhas e cola quente se transformam em armas de criação, e até o desenho mais torto ganha um estatuto de arte moderna. 

É isso que vai encontrar nos ateliers “Correspondências”, dedicados às artes manuais, que, de janeiro a março, se vão realizar em dois espaços emblemáticos da vila: a Casa das Histórias Paula Rego e o Centro Cultural de Cascais (CCC). 

A proposta é ideal para quem deseja explorar a criatividade e redescobrir o prazer das correspondências manuais. No total, vão realizar-se quatro sessões, onde vão ser “exploradas técnicas que vão do desenho ao bordado sobre papel, passando por colagens absurdas e pela técnica fada do lar”, refere a organização.

O programa tem inicio no dia 18 de janeiro, sábado, no Centro Cultural de Cascais, com uma sessão dedicada ao desenho. No mês seguinte, a Casa das Histórias Paula Rego acolhe, a 15 de fevereiro, a oficina “fada do lar”, numa abordagem divertida e inesperada.

A terceira sessão, a 15 de março, volta ao CCC com um atelier onde poderá aprender a fazer colagens. A última oficina acontece no dia 29 de março, na Casa das Histórias Paula Rego, encerrando a programação com a delicada arte do bordado sobre papel.

Todos os atelier decorrem entre as 10 horas e as 16h30. Cada encontro é uma celebração da criatividade, em que diferentes materiais e técnicas se combinam para produzir peças originais, cheias de significado e personalidade. 

São abertos a todo o público de público, a partir dos 12 anos, com um limite de quatro a oito participantes por sessão, o que garante um ambiente intimista e adequado a um melhor aprendizagem.

Organizados pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Fundação D. Luís I e o Bairro dos Museus, os ateliers “Correspondências” permitem aos participantes criar peças únicas e partilhar um pouco de si através dos postais que podem ser enviados após as sessões.

Com um custo simbólico de 5€ por sessão, os materiais estão todos incluídos. As inscrições podem ser feitas online, através do telefone 214 826 970 ou do email envolvete@nullfdl.pt. 

Seja com lápis, tesouras ou agulhas, estas oficinas prometem inspirar mentes de todas as idades e transformar simples materiais em verdadeiras obras de arte.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA