Dos miúdos, aos mais velhos, todos se renderam a este filme de animação da Disney. E é precisamente pelo sucesso alcançado, desde o seu lançamento em 2016, que “Vaiana” (em inglês, “Moana”) vai ter direito a uma sequela. Mas ainda faltam uns meses.
A empresa anunciou a chegada do novo filme em novembro de 2024, onde vamos poder acompanhar uma nova aventura com a protagonista, o seu amigo Maui e uma tripulação de marinheiros improváveis. Desta vez, a jovem irá receber uma chamada inesperada dos seus antepassados, que a levarão a viajar para os mares distantes, e há muito tempo perdidos da Oceânia.
A produção original realizada por John Musker e Ron Clements, esteve nomeada para dois Óscares: Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original. Foi o 56.º filme do estúdio, mas apenas o terceiro de animação musical.
A história original acompanha Vaiana, filha do chefe de uma comunidade da etnia Motonui da Polinésia, que é escolhida pelo oceano para descobrir uma relíquia mística. Quando os habitantes da ilha não conseguem pescar nenhum peixe e as colheitas falham, ela descobre que o semideus Maui causou a praga ao roubar o coração da deusa Te Fiti.
Entusiasta de viagens marítimas, a protagonista sente um desejo incessante de descobrir mais sobre o seu passado e ajudar a comunidade, mesmo que o faça contra a vontade da família. Sendo que a única forma de curar a ilha é persuadindo o antagonista a devolver o coração de Te Fiti, Vaiana parte por uma jornada épica pelo Pacífico. Esta aventura afigura-se desafiante, e a protagonista enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.
Esta segunda animação, será igualmente baseada em histórias da mitologia polinésia, é realizada por Dave Derrick Jr..