Visitar uma exposição pode transformar-se numa viagem de sentimentos e imaginação. Enquanto caminhamos entre as obras, somos convidados a admirar, a refletir e até a perdermo-nos em mundos criados por pinceladas, fotografias ou formas. É verdade que a arte encanta o olhar, mas também consegue tocar a alma, contando histórias que muitas vezes retratam o lado mais negro da vida real.
A exposição “Diga não a ‘só mais uma oportunidade!'” é mais do que um evento cultural, é um espaço de homenagem e aprendizagem, que convida cada um a ser parte ativa na luta contra a violência doméstica. Patente na Biblioteca Municipal de Cascais, inserida na Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, desde o início de novembro, irá terminar este sábado, 14 de dezembro.
Tem, por isso, poucos dias para visitá-la, caso ainda não o tenha feito. Organizada pela Câmara Municipal de Cascais, a mostra bibliográfica é dedicada ao tema da violência doméstica. Apresenta “um conjunto de painéis com definições, conceitos e testemunhos diversos relacionados com o tema”, revela a autarquia.
Com o objetivo de despertar consciências, a iniciativa inclui também a exibição de um vídeo produzido no âmbito da campanha “Não se aceita, ponto”, baseado num testemunho real, que retrata as consequências devastadoras da violência doméstica.
Além disso, os visitantes terão acesso a uma seleção de livros temáticos, disponíveis para consulta e empréstimo nas Bibliotecas Municipais de Cascais. Estas obras foram cuidadosamente escolhidas para oferecer uma perspectiva abrangente sobre o tema, desde análises sociológicas até histórias de superação.
Em 2023, registaram-se 17 vítimas de homicídio voluntário, do sexo feminino, em contexto de violência doméstica em Portugal. A exposição pretende honrar a memória dessas mulheres e sensibilizar os visitantes para o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado a 25 de novembro.
Pode visitar a mostra de terça-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.