cultura

Esta exposição em Cascais tem 45 edições diferentes de “O Principezinho”

De japonês a mirandês, fique a conhecer várias versões da obra, na Biblioteca Municipal de Cascais, até 9 de março.
Imagem: CMO

Apesar de ter sido imortalizado como um jovem príncipe, a verdade é que a personagem completou 80 anos de existência, em 2023. “O Principezinho” foi lançado a 6 de abril de 1943, fazendo parte da infância (e da vida) de diferentes gerações de leitores desde então. Da autoria do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro acompanha a viagem de um pequeno príncipe de planeta em planeta, onde vai aprendendo valiosas lições sobre a vida e o amor, recordando que as coisas mais especiais são sempre as mais simples. 

É, sem dúvida, uma história mágica e poética, que conquistou corações de todas as idades, e que tem verdadeiros fãs, não só do texto, com passagens que muitos sabem de cor, como das ilustrações icónicas e muito simbólicas. Ao longo dos anos, o livro foi traduzido para dezenas de línguas e dialetos (é mesmo considerada uma das obras mais traduzidas de sempre) e vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. 

Agora, vai poder conhecer algumas dessas edições na exposição itinerante “O Principezinho”, situada na Biblioteca Municipal de Cascais (Casa da Horta da Quinta de Santa Clara). A mostra bibliográfica é constituída por 45 edições em 45 línguas diferentes, de vários pontos do mundo, desde as europeias, ao japonês ou até ao árabe. Inclui também uma versão em mirandês, intitulada “L Princepico”.

A iniciativa, organizada Câmara Municipal de Cascais em parceria com o Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa, assinala não só os 80 anos do lançamento da obra de Saint-Exupéry, como também o Dia Internacional da Língua Materna, celebrado anualmente a 21 de fevereiro, com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural. 

A exposição está aberta ao público, gratuitamente, de terça a sábado das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Pode visitá-la até dia 9 de março. Para mais informações pode contactar o número 214 815 417. 

Imagem: CMO

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA