cultura

Esta exposição multimédia em Cascais vai fazê-lo sentir a energia do punk dos anos 70

Pode visitar "Days of Punk", do fotógrafo norte-americano Michael Grecco, até 28 de janeiro de 2024 no Centro Cultural de Cascais.
Uma época de liberdade e rebeldia.

São mais de 100 fotografias que retratam o auge da cena punk nos Estados Unidos da América, entre as décadas de 70 e 90. Por detrás da lente estava o norte-americano Michael Grecco, um premiado fotógrafo de publicidade e editoriais, também responsável por retratos de celebridades e, ainda, um reconhecido cineasta. É no Centro Cultural de Cascais que pode visitar a mostra “Days of Punk”.

A exposição multimédia apresenta, assim, fotografias de ícones da música da época como The Clash, Billy Idol, New Order, Talking Heads, Johnny Rotten, Ramones, Wendy O. Williams (dos Plasmatics), The Dead Keneddys, Lene Lovich, Aimee Mann e muitos outros, “fotografados sem filtros ou artifícios”, refere o fotógrafo. 

A ideia de criar esta exposição surgiu em 2017, segundo Michael Grecco, quando começou a explorar os seus arquivos de imagens relacionadas com punk e rock n’ roll que fotografou enquanto vivia em Boston, na juventude. Deparou-se com milhares de imagens que tinham ficado guardadas por décadas e quis que finalmente vissem a luz do dia. A coleção resultou num livro “Punk, Post-Punk, New Wave: onstage, backstage, in your face 1978-1991”, lançado em 2020 e que deu, depois, origem à exposição “Days of Punk” que, nos últimos dois anos, tem percorrido vários países.

Chegou a Portugal em outubro, repleta de imagens que testemunham e traduzem a explosão, irreverência e liberdade que caracterizada a música alternativa da época, assim como a rebeldia vivida pelos músicos e bandas, tanto em palco, como nos bastidores. Além das fotografias, os visitantes poderão ter uma experiência imersiva pelas paisagens sonoras especialmente criadas para a exposição, em colaboração com Roger Miller e Peter Prescott da banda de culto Mission of Burma.

A componente de vídeo inclui imagens de arquivo captadas pelo próprio Grecco e o testemunho de algumas das personagens que, na altura em que as fotos foram tiradas, também participavam na cena punk norte-americana. Além disso, serão exibidos objetos da coleção pessoal do fotógrafo. A mostra é uma produção da Fundação D. Luís I, com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus, e com a produtora portuguesa Terra Esplêndida, responsável pela digressão internacional da exposição.

Está patente no piso 1 do Centro Cultural de Cascais, na Av. Rei Humberto II de Itália, até dia 28 de janeiro de 2024. Pode ser visitada entre terça-feira e domingo, das 10 às 18 horas. O bilhete custa 5€ e pode ser adquirido online, ou no próprio local.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas imagens que encontra na exposição. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA