cultura

Esta quarta-feira, o Palaphita recebe um concerto de celebração dos 80 anos de Chico Buarque

É no Palco Carioca do eco-lounge cascalense, que o cantor Bernardo Lobo vai homenagear o seu "padrinho musical".
Um espaço único em Cascais.

O Palaphita, situado na Casa da Guia, em Cascais, é muito mais do que um espaço agradável, ao ar livre, onde pode relaxar e experimentar alguns sabores da Amazónia. É também palco de inúmeros eventos, muitos deles criados em homenagem a artistas e à cultura brasileira. Nesta quarta-feira, 19 de junho, é isso mesmo que vai encontrar no espaço. 

Ao pôr do sol, pelas 20 horas, o cantor Bernardo Lobo vai dar um concerto especial: será uma homenagem ao aniversário de Chico Buarque, considerado um dos maiores artistas vivos da música brasileira, que completa 80 anos de vida nesta data. Para o artista, este será um momento especial, pela longa história que a sua família tem com o cantor. Bernardo é filho de Edu Lobo, um dos grandes parceiros musicais de Chico e, por isso, a promessa é de um espetáculo imperdível. 

“Homenagear o Chico no dia dos seus 80 anos é motivo de muita honra e felicidade para mim. Chico é um dos meus maiores ídolos, inspiração como compositor e poeta. Conheço-o desde criança, gravou no meu primeiro disco, já dividimos o palco. É o meu padrinho musical. E conheço o seu repertório inteiro, de todas as fases”, conta.

Com 34 anos de carreira, Bernardo Lobo tem inúmeras composições com alguns dos maiores nomes da música popular brasileira como Roberto Menescal, Paulo César Pinheiro, Milton Nascimento, Seu Jorge, Marcos Valle, entre outros. “Para esse show no Palaphita fiz um roteiro meio cronológico, pegando canções de várias fases da sua trajetória brilhante”, explica Bernardo Lobo. No repertório não vão faltar temas como “A Banda”, “Quem te viu quem te vê”, “Cotidiano”, “Vida”, “Que Tal um Samba”. O momento musical vai contar também com a presença do DJ Levy Gasparian.

Curiosamente, o percurso de Chico Buarque e do Palaphita cruzou-se há várias décadas, ainda no Brasil, já que o cantor foi o primeiro cliente do primeiro negócio gerido pelo fundador deste espaço, Mário de Andrade, ainda no Rio de Janeiro, chamado Casa dos Sabores. “Havíamos acabado de abrir a loja, na Gávea, e a primeira pessoa a entrar foi o Chico Buarque. Recebemos com um bom presságio. E de facto, o negócio foi e é um sucesso até hoje”, conta o responsável.

O cantor Bernardo Lobo.

Aproveite para ler também a entrevista da New in Cascais a Natacha Fink, irmã de Mário de Andrade, uma das fundadores do Palaphita e a chef executiva responsável pelos menus que pode provar por lá. O espaço abriu em 2020 e, desde então, tem-se tornado num dos spots mais concorridos de Cascais, seja pela localização, rodeado de natureza e com uma vista incrível sobre o mar, pela gastronomia de excelência ou pelos eventos culturais que promove, ao longo de todo o ano. 

Assume-se como um eco-lounge que cultiva as raízes amazónicas em tudo, desde o menu, ao ambiente e até no nome — tem origem num dos sistemas de construção, utilizados naquela zona, que consiste numa habitação criada sobre troncos ou pilares, comum em áreas alagadiças, já que deixa as casas numa altura que a água não alcança. 

Carregue na galeria para ver algumas imagens do espaço e de alguns pratos do menu. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA