cultura

Este mês os miúdos podem fazer uma visita virtual ao Farol do Bugio

O espaço emblemático foi construído no século XVII. Descubra a sua história nesta atividade marcada para os dias 20 e 26 de janeiro.
Foto: Leo Domingos.

O Forte de São Lourenço da Cabeça Seca, mais conhecido como Bugio, é um dos símbolos marcantes da paisagem da Linha de Cascais, marcando o ponto exato onde o rio Tejo encontra o mar. Foi classificado como imóvel de interesse público em 1957, sendo reconhecido pelo seu valor histórico e cultural. Para que os miúdos possam conhecer a história e curiosidades deste espaço, este mês será possível fazerem uma visita guiada ao farol, sem saírem de terra.

O construção do forte remonta ao século XVII, com início em 1643, por ordem do rei D. João IV. Este equipamento surge após uma época de crimes e ataques, feitos por piratas vindos da França e Turquia. Criado com o objetivo de defender Lisboa, o forte acabou por perder a sua utilidade inicial, sendo hoje o farol que marca a foz do rio Tejo.

O espaço guarda vários segredos, curiosidades e histórias. E é isso que os mais pequenos vão poder aprender nos dias 20 e 26 de janeiro, com uma visita realizada através de realidade virtual, com um simulador situado no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, no Estoril.

A visita virtual vai decorrer em duas horas diferentes, em ambos os dias, às 14 e às 17 horas. Para participar, terá de realizar uma inscrição prévia, através do email atividadesnatureza@nullcascaisambiente.pt. A organização deste evento é feita pela Cascais Ambiente, em conjunto com a Autoridade Marítima Nacional — Direção de Faróis.

A participação é gratuita e indicada a miúdos com mais de 10 anos. Nesta visita, vão poder conhecer todos os elementos importantes do espaço, como os canhões de artilharia, que, no total, eram 27, todos feitos em bronze.

Este património sofreu vários danos depois do terramoto de 1755, que abalou a região de Lisboa e arredores. Após ter sido remodelado, e com o passar dos anos, é agora um local de visitas turísticas, funcionando a energia solar. Com 28 metros de altura, emite uma luz até 15 milhas náuticas de distância e, em 2023, recebeu quase 32 mil visitantes.

Se precisa de relaxar, depois de ter levado os miúdos a estas atividades, carregue na galeria e conheça toda a programação dos concertos gratuitos, que vão decorrer no Casino Estoril em janeiro.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA