Aos 50 anos, Jel, conhecido como “o tio mais famoso de Portugal”, tem um longo percurso na área da comédia. Quem não se lembra do projeto “Homens da Luta”, no qual Nuno Duarte (nome verdadeiro do humorista) e o seu irmão, Vasco Duarte, deram vida aos personagens Neto e Falâncio, respetivamente.
No último ano, Jel abraçou um novo desafio: correr Portugal com o espetáculo “Excesso de Bagagem”, que marca a sua estreia a solo na arte do stand-up comedy. Com mais de 20 anos de carreira e um currículo com diferentes projetos em televisão e fora dela, o humorista está agora sozinho em palco, a puxar gargalhadas do público. Depois de passar por várias cidades, o espetáculo chega a Carcavelos no próximo mês.
“Tem sido uma viagem inesquecível, recheada de boa disposição e gargalhadas tudo por causa daqueles e daquelas que têm estado presentes neste espetáculo, onde tenho partilhado teorias, observações e recordações do meu quase meio século de vida do qual mais de metade passado no palco a animar a malta”, afirma o humorista, na sua página de Instagram.
“Despido de qualquer personagem”, Jel promete duas horas de boa disposição, com a “partilha de divertidas teorias, sarcásticas observações da atualidade e suculentas histórias de bastidores”, pode ler-se na sinopse.
O espetáculo de stand-up comedy, classificado para maiores de 16 anos, está marcado para dia 21 de dezembro, sábado, às 21h30. Os bilhetes custam 12,50€ e podem ser comprados online e nos locais habituais. As portas abrem às 21 horas.
Com “Excesso de Bagagem”, o comediante deu início, em setembro do ano passado, a uma viagem de norte a sul do País, afirmando-se como um artista “experiente e multifacetado” perante as centenas de milhares de seguidores que o acompanham nas redes sociais e as várias gerações de pessoas que são fãs do seu trabalho.
Para criar os “Homens da Luta”, Jel e i irmão inspiraram-se no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, vestindo-se a rigor, para compor temas classificados como “paródias” das canções de intervenção da época. O momento mais alto da dupla chegou em 2011, quando os Homens da Luta venceram o Festival da Canção, com a música “A Luta é Alegria”. Nuno e Vasco Duarte representaram Portugal no Festival Eurovisão do mesmo ano, não tendo passado as semifinais.
Por falar em Carcavelos, a nova campeã europeia de bodyboard é natural do concelho e membro da escola Boogie Chicks. Carregue na galeria para conhecer melhor Teresa Padrela.