O Museu do Mar Rei D. Carlos I é uma das joias do Bairro dos Museus em Cascais. Presente na antiga sede do Sporting Club de Cascais, o museu foi inaugurado em 1992 e, mais tarde, homenageado com o nome do monarca português, um dos homens que mais contribuiu para a promoção da vila de Cascais e que mais paixão manifestou pelo mar da zona.
Ao todo, a galeria conta com sete coleções na sua exposição. Esta semana será adicionada mais uma: a mostra de pintura “Horizonte”, de Rodrigo Vilhena. Vai estar patente de 20 de julho a 1 de setembro e pode visitá-la de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas. O bilhete custa 5€.
Pintadas durante uma década, estas obras, como tantas outras do artista, retratam o mar, desde a sua serenidade à violência. Os trabalhos podem ser vistos na sala de exposições do museu, formando uma linha temporal. Assim, o público é convidado a fazer o seu próprio caminho e interpretação das pinturas, criando o seu próprio horizonte. Além das telas, poderá ainda ver um vídeo.
Rodrigo Vilhena nasceu em Lisboa em 1968 e tem um mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Define-se como “um artista-comissário independente”, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre os seus projetos, destacam-se a “Galeria Dona Ivone” (2000-2001), “Solaris” (2004-2009) e “Galeria Invisível” (2016-2019).
O Museu do Mar Rei D. Carlos I situa-se na Rua Júlio Pereira de Mello, junto à Casa das Histórias Paula Rego. Caso queira mais informações, pode ligar para os números de telefone 214 815 906/7, ou enviar email para museumar@nullcm-cascais.pt.

LET'S ROCK






