Muitas vezes desprezada em favor de outros estilos, a banda desenhada é um dos géneros literários mais conhecidos e apreciados não só por leitores mais jovens, como também por muitos adultos. Desde os clássicos “Astérix” e “As Aventuras de Tintin” até à febre mais recente de manga japonês, os livros de quadradinhos têm histórias para toda a gente. Mas não oferecem só momentos de lazer — há quem os use como inspiração artística.
É da paixão por este género de literatura que nascem as obras da exposição de desenho “Uma História Inacabada”. Esta é a primeira mostra de Ninja, nome artístico de Filipe Frade, que explora várias técnicas e ferramentas nos trabalhos que produz.
O artista, de 49 anos, trabalha atualmente numa caixa de supermercado, mas não lhe falta formação: tem o Curso Profissional de Técnico de Artes Gráficas da Escola Profissional Val do Rio. Entre outros trabalhos, colaborou como desenhador na “A Peste”. Ou como o próprio diz: “A revista de menor circulação em Portugal e arredores”.
Foi através da colaboração nesta publicação que participou no Festival Internacional de Banda Desenhada Amadora BD. Entre as suas criações estão logótipos, cartazes, folhetos e mascotes, numa carreira de ilustrador freelancer que já dura há 20 anos.
O seu estilo distingue-se pelas cores vibrantes e grande detalhe, inspirando-se em alguns dos heróis e personagens mais conhecidos do mundo. Entre eles, a dinâmica entre Batman e o Joker é um dos temas que Filipe adora desenhar, mas também gosta de criar as suas próprias personagens e mundos.
A exposição vai estar na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana de quarta-feira, 21 de agosto, até 7 de setembro. Pode visitá-la de terça a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas. O último dia da exposição é um sábado, mas pode ver as obras nos mesmos horários. Para mais informações, pode ligar para os números 214 815 403/4 nos dias úteis entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas.
Ver esta publicação no Instagram