Carlos Antunes é a prova de que não devemos desistir dos nossos sonhos. O artista, natural de Sintra, realizou a sua primeira exposição aos 59 anos. “Ao 6.º Dia” foi inaugurada em Cascais, na Sestante Art Gallery, no dia 29 de novembro e pode visitá-la até este sábado, 7 de dezembro.
A mostra conta com 22 obras trabalhadas a óleo, carvão e pastel. Figuras humanas, deuses e outros personagens são a grande inspiração de Carlos. Todos eles estão em busca da perfeição, mas, em cada pintura, então também presentes insucessos e falhas.
“Procuro a perfeição na imperfeição. Penso que temos uma ligação com algo superior e que estamos sempre a tentar alcançar esse patamar. Somos conscientes de que é impossível, mas não deixamos de tentar”, refere o artista.
“Quem acredita nas divindades, pressupõe que todas as criações são perfeitas como o criador. Quem pensa assim, nunca vai ver coisas feias, pois existe sempre um lado belo para explorar”, acrescenta.
Carlos considera que as suas obras, e sua linguagem artística, podem causar uma sensação de familiaridade ao público, já que existem muitas situações representadas pelas quais todos passamos. Desde a figura altiva na praia, quando não estamos na melhor forma física, até deuses a arranjar ferramentas para terem poderes, a simbologia está presente em todas as obras. No fundo, é uma crítica silenciosa à eterna busca pela perfeição.
Se ficou com vontade de visitar a mostra, o melhor é não esperar muito, já que só estará patente na galeria cascalense até este sábado, dia 7. A entrada é livre, mas as visitas devem ser marcadas previamente. Para fazê-lo basta ligar para o número 911 820 905 ou enviar um emal para office@nullsestanteart.com.
A Sestante Art Gallery está localizada no Largo dos Combatentes de Ultramar, em Cascais. Entre os serviços disponíveis na galeria estão também a consultoria artística, workshops e experiências imersivas.