Ler é um dos hobbies favoritos de muitos. Além de ser fonte de entretenimento, é também uma atividade útil para aprender mais sobre diferentes temas, para estimular a imaginação e para contribuir no desenvolvimento pessoal. É, por isso, um hábito importante para passar aos miúdos desde cedo. Muitos entram no mundo da leitura pelos livros de banda desenhada, um gosto que, mesmo em adultos, mantêm.
Se é o seu caso, ou se tem filhos que adoram os “livros aos quadradinhos”, marque na agenda a tarde deste sábado, 23 de novembro. É nesta data que será apresentado o livro “Klimmy – O rapaz azul”, de Samuel Caldeira e Mena Pitto, entre as 16 horas e as 17h30, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana.
O livro de ficção pretende ser uma “poderosa ferramenta de sensibilização e educação” sobre um dos temas que mais marca a atualidade: as alterações climáticas. Samuel criou e ilustrou as personagens e Mena desenvolveu o texto, colaborando também na arte final.
A apresentação do livro será conduzida por Luís Bernardino, colaborador do Central Comics (que se afirma como o mais antigo site de banda desenhada ativo em Portugal) e comentador no podcast da Antena 1 “Pranchas e Balões”. O Grupo de Jograis da Sociedade Recreativa Outeirense também participará na sessão.
Samuel Caldeira e Mena Pitto vivem em Cascais e partilham a vida desde 1986. O percurso profissional de ambos passou pela área do desenho na vertente técnica. Samuel licenciou-se em Engenharia Multimédia, mas é, desde sempre, apaixonado por arte cinematográfica e por banda desenhada. O gosto de Mena Pitto pelo desenho à mão livre, fê-la frequentar alguns ateliers de desenho e pintura com enfoque no restauro. Atualmente reformados, “reuniram alguns dos conhecimentos de uma vida e criaram este livro”.
Se estiver a pensar num sítio para jantar depois do evento, pode passar pelo restaurante Terroso, que apresenta melhor nota no TheFork, em Cascais. Carregue na galeria e veja imagens de alguns dos pratos tradicionais servidos.