FEMA Gallery: a nova sala de exposições de Cascais tem a arte aberta a todos

O espaço, no centro da vila, abriu em maio. Recebe artistas nacionais e internacionais e a entrada é livre.
A exposição é da autoria do artista escocês Daniel Mullen.

Existem vários lugares para os fãs de arte, em Cascais. Entre monumentos históricos, centros culturais, galerias e até nas bibliotecas municipais, o que não faltam são exposições e diferentes conceitos artísticos no concelho. Se é um admirador de arte, e gosta de conhecer novos artistas, tanto nacionais como internacionais, há um novo espaço que deverá acrescentar à sua lista de sítios a visitar.

Falamos da FEMA Gallery, uma nova galeria de arte, que abriu em maio mesmo no centro da vila, junto aos Paços do Concelho (na Rua Afonso Sanches). O objetivo é apresentar novas exposições, periodicamente, de diversos estilos artísticos, deste a pintura à escultura. E, para visitá-la, não precisa de pegar na carteira.

O responsável pela novidade é Pedro Nazar, de 36 anos, natural do Brasil. O motivo de escolher Cascais como casa para este novo projeto não foi por acaso: “Eu e a minha família vivemos aqui e somos apaixonados pela vila. E, principalmente, porque vemos Cascais como um lugar totalmente multicultural. Tem gente do mundo inteiro, tanto vivendo como visitando, todos os dias”, explica o diretor da galeria.

De momento, nas paredes do salão, estão expostas pinturas e esculturas de Daniel Mullen. O artista escocês explora não só a geometria, como também jogos de sombras e perspetivas, nas suas obras. O trabalho desenvolvido nas esculturas serviu de base aos quadros, onde pintou diversos lados das mesmas, com diferentes perspetivas e perceções de profundidade e cor.

Além de artistas internacionais, a galeria pretende dar espaço ao talento português. A primeira exposição que acolheu foi da pintora portuguesa Joana Tubal, que será também protagonista da próxima mostra, cuja inauguração está marcada para dia 12 de outubro.

Para Pedro Nazar, a arte não é só uma paixão, mas também um elo de ligação familiar, que começou com o seu pai. “O primeiro emprego do meu pai foi o de servente num atelier de um artista, no interior de São Paulo. Ele lavava, varria, e depois começou a ser usado como modelo vivo e foi criando algum gosto pela arte.” Aos poucos, foi começando a ganhar dinheiro e a relacionar-se com artistas importantes do Brasil, e começou a colecionar. Este contacto acabou por ser um marco importante na infância de Pedro: “Cresci numa casa com muita coisa nas paredes”.

Todo o investimento e financiamento para as exposições é assegurado pelo diretor, que acaba por receber comissões pelas obras vendidas a partir do seu espaço. Colocar entrada paga, nunca fez parte dos planos. E Pedro esclarece o porquê: “A galeria de arte por si só é algo muito intimidador para muita gente. Não entram porque acham que não podem entrar, ou, se entrarem, que tudo é caro e têm de comprar alguma coisa. Existe essa barreira e não queríamos que ela existisse”.

O objetivo de Pedro Nazar é que a visita à galeria seja uma atividade incluída num dia bem passado. “A pessoa vai à praia, vem almoçar a Cascais, mas também pode entrar na galeria, é um complemento. Aliás, nem é só um complemento, muitas vezes é o destino, uma pessoa pode querer sair de Lisboa para ver esta exposição”, afirma. 

Mas afinal, em que é que a FEMA se quer distinguir de tantas outras salas de exposições? A ideia é que se torne num local de partilha, na mesma medida que descreve Cascais como um espaço de interação de diferentes culturas. “Queria que as pessoas entendessem que uma galeria é um espaço para todos, assim como a arte é para todos, não é?”.

A galeria está aberta das 11 às 18 horas de terça a sexta-feira, podendo também visitá-la aos fins de semana entre as 11 e as 14 horas. Para mais informações pode ligar para o número 960 350 640 ou enviar email para contact@nullfemagallery.art. Também pode segui-la no Instagram e visitar o site.

Carregue na galeria para ver algumas das obras de Daniel Mullen, expostas atualmente na FEMA.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • FEMA Gallery [ver mapa]
    Rua Afonso Sanches, 9
    2750-283 Cascais
    localização
    Cascais