cultura

Festival Rescaldo regressa em fevereiro e o arranque acontece na Parede

A SMUP recebe a primeira data do evento a 7 de fevereiro, com duas atuações. O bilhete custa 8€.
Ben Yosei atua a 7 de fevereiro.

A 14.ª edição do Festival Rescaldo vai acontecer entre 7 e 10 de fevereiro. Depois de vários anos na Culturgest, nos últimos dois o evento musical dividiu-se por diferentes espaços da capital. Este ano não será diferente, porém o arranque ultrapassa as fronteiras lisboetas e faz-se na Parede. É a SMUP (Sociedade Musical União Paredense) que recebe os espetáculos na primeira data. 

O festival tem, assim, início no dia 7 de fevereiro, quarta-feira, com os concertos de TRiSTE, às 21h30, e Ben Yosei, às 22h30. “O Rescaldo é, como sempre foi, um espaço para outras formas de pensar e ouvir”, garante a organização. O evento, que nasceu em 2007, afirma-se como um dos espaços privilegiados para celebrar “a vitalidade e pluralidade da música aventureira nacional”.

Na sua génese, o evento “procura distinguir alguma da mais significativa produção nacional no panorama das músicas de vanguarda — nos mundos da electrónica, da livre improvisação e das tangentes ao vasto espectro do rock e do jazz — assinalando as grandes referências do presente, contextualizando a influência dos seus mais importantes precursores e abrindo portas às visões de futuro”, podemos ler na apresentação.

TRiSTE, o primeiro artista a tocar na SMUP, traz referências “à hiper-realidade e ao ambientalismo como revisto à luz de Future Sound of London ou The Orb, que se refratam num movimento mutável, que tanto escapa como se entrega a impulsos mais rítmicos, numa busca constante por identidade que é processo e resultado em si mesma”, aponta a organização.

A noite termina com o ritual de Ben Yosei, “das entidades mais honestas a surgir neste país em bastante tempo. Yosei cria uma música desarmante na sua concepção e entrega, que o próprio assume como sendo devocional. Lançou no ano transato o maravilhoso ‘Lagrimento’, que o levou a palco por diversas vezes, e foi alvo de deslumbramento em muitas mentes. Disco de crença e fé, conseguido através de uma música etérea, onde loops luminosos e gravações de campo tecem loas ao canto despojado e revelador de Yosei”, refere o festival.

O bilhete custa 8€. Pode efetuar a reserva do lugar através do email da SMUP (reservas@nullsmup.pt) ou do próprio festival (info.rescaldo@nullgmail.com). Na sua 14.ª edição, o Rescaldo apresentará um total de 8 concertos, entre 7 e 10 de fevereiro. Além dos dois que poderá ver na SMUP, o festival vai passar pelo TBA — Teatro do Bairro Alto, ZDB — Galeria Zé dos Bois e Universidade NOVA de Lisboa. Conheça a programação completa no site oficial do evento. 

Além de celebrar alguns dos nomes e projetos cuja atividade no último ano considera merecedora de destaque, o Rescaldo abre espaço para projetar artistas da nova geração, “em pleno desenvolvimento das suas carreiras, com valores emergentes de diversos espectros sonoros”, aos quais reconhece capacidade para, num futuro próximo, “alargar e enriquecer os horizontes da criação musical contemporânea em Portugal”, sublinha.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA