cultura

Há uma nova confirmação para o Cool Jazz 2025 (com sotaque do Brasil)

Gilsons, banda composta por José Gil, Francisco Gil e João Gil, tem concerto marcado para 17 de julho, em Cascais.
O trio é da família do célebre cantor Gilberto Gil.

Depois das primeiras confirmações de Benjamin Clementine e Seal, os Gilsons são o terceiro grande nome do cartaz de 2025 do festival Cool Jazz. O festival regressa a Cascais em julho do próximo ano e a organização começa agora a desvendar os concertos a que o público poderá assistir. 

O grupo brasileiro vai atuar no dia 17 de julho, no Hipódromo Manuel Possolo, numa noite que juntará a língua portuguesa com a música popular brasileira (MPB). O grupo, que iniciou o seu percurso em 2019 com o lançamento do EP “Várias Queixas”, prepara-se, assim, para uma “apresentação exclusiva” em Portugal.

Energia não vai faltar em cima do palco e fora dele, numa atuação que promete uma mistura de samba, pop, funk e MPB. Com uma sonoridade que reúne, assim, diversos estilos musicais, e com letras que falam de amor, esperança e transformação, o grupo tem vindo a colaborar com artistas como BaianaSystem, Tropkillaz, Yoùn, Alok ou Mulú, que estão ligados ao afro rock, à música eletrónica, entre outros géneros.

Lançado em 2022, o primeiro álbum do grupo, “Pra Gente Acordar” valeu-lhes nomeações para o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Contemporâneo em Língua Portuguesa”, para o MTV MIAW e, ainda, a vitória nas categorias “Melhor Grupo” e “Projeto Audiovisual”, no concurso Prémio da Música Brasileira.

Os bilhetes para a atuação dos Gilsons no Cool Jazz já estão à venda online, com preços que variam entre os 29€ e os 43€. Depois de uma edição, este ano, que celebrar o 20.º aniversário do evento, o Cool Jazz está de volta a Cascais entre os dias 4 e 31 de julho de 2025, com o mesmo esquema de quatro concertos por noite. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA