O cartaz do Cool Jazz está cada vez mais composto e, nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, juntou-se um nome à lista de artistas portugueses que vão marcar presença na edição comemorativa do 20.º aniversário. Inês Marques Lucas sobe ao palco a 31 de julho, na mesma noite que o britânico Jamie Cullum.
A jovem tornou-se conhecida do grande público em 2021, com a participação no programa “The Voice Portugal”. Começou a aprender piano aos cinco anos, guitarra aos dez, e tem na flauta transversal um instrumento especialmente presente na sua música. As primeiras canções foram compostas aos 15 anos, em inglês, mas acabou por perceber que a língua portuguesa é a que melhor a representa.
Prova disso são os temas que compõem “Horas Mortas”, o álbum de estreia lançado em setembro de 2023. Dele saíram os singles “Do Avesso” e “Não Restou Nada”, que rapidamente conquistaram milhares de fãs. Se dúvidas houvesse, dissiparam-se com o sucesso que foi o seu concerto no palco Coreto do NOS Alive, em julho, com uma plateia fiel, que sabia as músicas de cor.
A propósito desse concerto, e ainda antes de lançar o álbum, a NiT falou com a cantora sobre o seu percurso, como pode ler nesta entrevista.
Inês Marques Lucas descreve a música que faz como uma mistura de indie pop e pop rock, e é com energia e sempre acompanhada da sua fiel guitarra, que promete um concerto inesquecível no último dia do festival, realizado no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.
Os bilhetes já estão a venda, com preços que variam entre os 30€ e os 60€. Pode adquiri-los no site do festival. Entre os nomes confirmados nos 20 anos do Cool Jazz estão: Air, Chaka Khan, Diana Krall, Dino D’Santiago, Jamie Cullum, MARO, Marina Sena, Luedji Luna e Fat Freddy’s Drop.
Este ano vai também realizar-se a segunda edição do concurso de talentos, em parceria com a Smooth FM, no qual os vencedores ganham a oportunidade de tocar no evento. Saiba tudo neste artigo.