A edição de 2025 do CoolJazz promete um ambiente vibrante, muito convívio e várias horas de música de qualidade. O cartaz está cada vez mais completo, e as novidades continuam a chegar. Desta vez, a atenção não se volta para artistas já consagrados, mas sim para a descoberta de novos talentos que terão oportunidade de brilhar no festival.
Pela terceira vez, será realizado o Concurso de Talentos Ageas CoolJazz by Smooth FM. Esta iniciativa pretende descobrir e destacar músicos e bandas promissores no cenário do jazz nacional, apoiando a produção de jazz, blues e soul, dando a oportunidade de se apresentarem ao vivo no CoolJazz e ainda divulgarem o seu trabalho na rádio Smooth FM.
“É um trabalho que temos desenvolvido ao longo dos anos, dar visibilidade ao talento português no jazz através de um palco totalmente dedicado a estes artistas”, destaca Karla Campos, CEO da Live Experiences, promotora do evento.
Estes concertos vão acontecer no Palco Cascais Jazz Sessions by Smooth FM, situado no Parque Marechal Carmona, fazendo com que estes novos talentos ampliem a sua visibilidade e alcancem um novo público.
O período de inscrições abriu a 4 de fevereiro e decorre até 31 de março no site da rádio. Os vencedores serão, depois, anunciados a 30 de abril. Três projetos serão, então, selecionados para atuar no festival, com datas ainda a definir. O júri será composto por um representante do festival, um da Smooth FM e um profissional da área da música, cujos nomes serão divulgados antes da seleção final.
Para Miguel Cruz, diretor da Smooth FM “é com enorme satisfação que a nossa rádio volta a fazer parte deste desafio. Só mostra que a Smooth FM continua empenhada em promover, dar destaque e apoiar a produção de novos talentos do jazz. Este concurso é uma grande oportunidade para estas bandas atuarem naquele que é o maior palco de jazz do País”.
Os vencedores do concurso vão juntar-se a quatro nomes já confirmados e de destaque do jazz português, como Beatriz Nunes, Isabel Rato Quinteto, Bokor e Razy.
O palco principal, contará com atuações de grandes artistas nacionais e internacionais, entre eles, Seal, Slow J, Masego, Ezra Collective, Jordan Rakei, Benjamin Clementine e Gilsons, que prometem trazer uma fusão de estilos que vão do jazz ao soul, passando pelo hip-hop e ritmos brasileiros.
Desde 2017, o Cooljazz tem investido no palco Cascais Jazz Sessions como uma plataforma de apoio a artistas emergentes do jazz nacional. O festival decorre em vários locais emblemáticos de Cascais, incluindo o Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e os jardins da Casa de Histórias Paula Rego. Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site oficial do evento.