cultura

Já pode visitar a exposição “Nativos” que reúne 4 artistas do Estoril

Está patente na Galeria de Arte — Estoril, com obras de Filipe Guimarães, Fred Maia de Loureiro, Joana Lobo Anta e Sandy Leslie.
Obra de Joana Lobo Anta.

“Nativos” é o nome da exposição coletiva que foi inaugurada na passada sexta-feira, 8 de março, na Galeria de Arte — Estoril. Reúne trabalhos de pintura de quatro artistas locais, com o objetivo de divulgar “a diversidade criativa que floresce na deslumbrante Costa do Estoril”, refere a Junta de Freguesia de Cascais e Estoril. 

Esta é a terra natal dos artistas Filipe Guimarães, Fred Maia de Loureiro, Joana Lobo Anta e Sandy Leslie. Cada um com o seu estilo próprio de pintura e com diferentes perspetivas representadas nas telas, unem-se nesta mostra ,que permite oferecer ao público um conjunto de obras com uma enorme diversidade artística e que, muitas vezes, refletem a essência do lugar de origem dos mesmos.

“Para qualquer artista, o local de inspiração tem uma enorme influência no processo criativo. No caso, é a beleza da Costa do Estoril e o sussurro diário das suas histórias, que influenciam o processo criativo destes quatro artistas que convidam todos os visitantes a mergulhar num diálogo visual, explorando as conexões profundas entre a arte e a terra à qual chamam de lar”, refere a organização.

Filipe Guimarães, de 52 anos, destaca-se pelo estilo inspirado em pop art, com especial paixão em retratar personalidades da música, do cinema e do desporto. Fred Maia de Loureiro, 45 anos, sente na arte a forma mais pura de exprimir sentimentos. Dedica-se à pintura abstrata, onde o traço com fusão de cores em movimento é marca que deixa presente em todas as obras.

Joana Lobo Anta, de 46 anos, dedica-se à pintura e à música. Nesta exposição, tem obras que criam uma homenagem à figura feminina, num manifesto que apela à aceitação. Sandy Leslie, 52 anos, tem no Estoril o seu porto de abrigo. Tem particular interesse na arte abstrata, que resulta de um processo intuitivo, onde harmoniza cores e traços que resultam de uma forte expressividade emocional. 

A exposição “Nativos” celebra a criatividade e talento destes artistas locais e convida o público a refletir sobre a importância de se valorizar e preservar as origens culturais, que são parte fundamental da história e percurso de cada pessoa.

A Galeria de Arte — Estoril situa-se no número 45 da Rua de Santa Rita, naquela localidade. O espaço procura ser “um polo de dinamização e promoção cultural que aposta na diversidade e na procura de novos talentos, dando sobretudo oportunidade a artistas que expõem pela primeira vez. Ao mesmo tempo, procura apoiar e divulgar os trabalhos dos artistas naturais ou residentes na freguesia de Cascais e Estoril e no concelho de Cascais”, sublinha. 

Poderá visitar a mostra “Nativos” até dia 6 de abril. Está aberta ao público de terça a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas e aos sábados das 14 às 17 horas. A entrada é livre.

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA