cultura

Lembra-se de “Chiquititas”? Fenómeno da SIC chegou ao streaming

A história foca-se em Lili, uma ama que começa a trabalhar num orfanato. Ali pretende encontrar o filho que nunca conheceu.
Foi um fenómeno.

“Floribella”, “Rebelde Way”, “Lua Vermelha” e “Uma Aventura”. Estas são algumas das séries da SIC que marcaram uma geração. Não nos podemos esquecer, claro, de “Chiquititas”. Se está com saudades das aventuras, conflitos e paixões de Lili, já pode ver a primeira parte da obra na OPTO, a plataforma de streaming do canal. Chegaram ao serviço esta segunda-feira, 19 de agosto.

Segundo Marta Fernandes, a protagonista, este “é um produto muito diferente de tudo o que há na televisão”, contou ao programa “Fama Show”. “Hoje não se vê aquele tipo de conteúdo e os miúdos estão mais ligados a outras coisas. Aquele universo da magia e do sonho vai ser bom para as crianças dos dias de hoje.”

A atriz, que agora tem 44 anos, acredita que, hoje em dia, os miúdos entre os cinco e os dez anos são obrigados a crescer rapidamente, “porque a maior parte dos conteúdos que existem estão mais direcionados aos adolescentes”. A possibilidade de a série chegar a uma nova geração, pode mudar esta tendência.

Escrita por Teresa Guilherme, a adaptação da telenovela argentina com o mesmo nome estreou na televisão portuguesa em 2007 — e tornou-se um êxito entre os mais novos. A série acompanha os miúdos que vivem no orfanato Lar do Monte, cujos donos Júlia de Mont (Patricia Tavares) e Pierre de Mont (Luís Gaspar) são terríveis para aqueles que lá habitam.

Apesar de não terem nenhum amor às crianças — nem sabem os seus nomes —, Júlia e Pierre só mantêm o lar devido ao subsídio estatal que deveria ser gasto em obras de restauro, roupas e cuidados de saúde para os órfãos. Em vez disso, usam-nos para ir ao cabeleireiro, comprar perfumes ou fazer viagens.

O casal de vilões tem ainda dois filhos que parece que herdaram o dom da maldade: Marcel de Mont (Tiago Mesquita) e Alice de Monte (Marta Peneda). Tudo muda com a chegada de Lili (Marta Fernandes), uma ama divertida e pouco convencional, ao estilo de Mary Poppins, que revoluciona completamente o orfanato, dando-lhe cor e alegria.

A sua chegada, contudo, tem um objetivo oculto. A ama, na verdade, chama-se Madalena e está à procura do filho que lhe foi retirado quando deu à luz. Nunca chegou a saber o sexo, mas sabe que tem sete anos — e acredita que se encontra no Lar do Monte.

Ciente de que é naquele orfanato que está o filho, disfarça-se assumindo a personalidade de uma simpática governanta, um pouco distraída e rebelde, que vai trazer a música, o amor, a alegria, os sorrisos e as gargalhadas ao local.

O elenco conta ainda com nomes como Nuno Pardal, Beatriz Monteiro, Carla Lopes, Catarina Rebelo, Cátia Tavares e Tiago Delfino. A série tem 83 episódios, mas, por enquanto, a OPTO apenas disponibilizou 30 capítulos. Os restantes chegarão ao longo dos próximos dias.

Carregue na galeria para conhecer as séries e temporadas que estreiam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA