O conceito não é novo e, em vários países, é uma prática recorrente. Tal como existem as festas silenciosas (em que cada pessoa dança a música que está a ouvir nos próprios fones), também foram criados os clubes do livro silenciosos. A ideia é reunir um grupo de pessoas, com a paixão comum pela leitura e, juntas, ficarem a ler, cada uma o seu livro, em silêncio.
No final, podem trocar opiniões sobre os livros que estão a ler e partilhar experiências. No fundo, é uma iniciativa que contraria a ideia de que ler é um ato solitário, ao mesmo tempo que incentiva o foco na leitura, já que o ambiente circundante, com várias pessoas à volta concentradas nos seus livros, propicia um comportamento semelhante.
É precisamente isso que vai acontecer este domingo, 21 de janeiro, em Cascais. A organização está a cargo do Silent Book Club Cascais, criado no último verão. O encontro está marcado para as 15 horas no espaço do Nicolau Cascais, com o bónus de poder tomar uma bebida quente e comer alguma coisa, enquanto se dedica à história que tem em mãos.
Se sente que anda com pouco tempo para ler ou que a leitura atual não está a fluir, experimente participar no evento. Será uma hora totalmente dedicada a esta atividade, sem distrações, para conseguir avançar umas boas páginas. No final, pode conversar sobre o seu livro e ouvir o que os outros membros têm para partilhar sobre os deles. Certamente vai conhecer novas obras e autores para colocar na wishlist.
Para poder participar tem de confirmar presença até esta quinta-feira, 18 de janeiro, através da página de Instagram do clube. Depois, é só estar no local no dia e hora marcados e aproveitar a leitura.
Leia também o artigo sobre as cabines literárias que se encontram em parques do concelho. E, se ler é um dos seus passatempos favoritos, vai gostar de saber quais são alguns dos lançamentos literários mais aguardados deste ano. Carregue na galeria para conhecê-los.