Joana Amaral Dias, Maria Sampaio e Sofia Baessa são os três nomes que dão vida aos novos “Monólogos da Vagina”. A estreia desta nova versão da famosa peça aconteceu no passado mês de setembro e, desde então, tem percorrido várias salas pelo País. Em março, chega ao Casino Estoril.
O nome peculiar e provocador, a qualidade do texto e a identificação de milhares de mulheres com os temas abordados, são alguns dos motivos apontados para que o espetáculo continue a fazer sucesso 27 anos depois da primeira apresentação. Escrito pela autora norte-americana Eve Ensler, e baseado em histórias da vida real, esteve pela primeira vez em palco em 1996.
Desde então, a produção tem sido adaptada para outros países, incluindo Portugal. “‘Monólogos da Vagina’ são histórias reais, cruas e divertidas, que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino”, refere a sinopse.
Uma comédia “que permite desvendar como cada mulher lida com a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, estupro, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade”, refere a produtora Yellow Star Company.
De acordo com a mesma, na sua primeira versão, os “Monólogos da Vagina” foram vistos por mais de 150 mil pessoas, em mais de 45 localidades. As atrizes em cena têm vindo a mudar, ao longo dos anos. Agora, além do elenco, há novos textos, com encenação de Paulo Sousa Costa. Por isso, caso já tenha assistido anteriormente à peça, poderá querer voltar a vê-la, já que traz novidades.
A sessão única, com 120 minutos, está marcada para dia 7 de março, às 21 horas, no Salão Preto e Prata. O preço dos bilhetes é entre 20€ a 27€. Pode adquiri-los online ou reservar através do email bilheteirataguspark@nullyellowstarcompany.com ou do número 938 667 315.