James Earl Jones, aclamado por dar voz a personagens icónicos como Darth Vader em “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”, morreu na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, na sua residência em Nova Iorque. As causas da morte do ator, aos 93 anos, ainda não foram divulgadas.
Ao longo da sua trajetória artística, o norte-americano participou em diversas produções de sucesso, tendo iniciado a carreira em 1964 com o clássico “Dr. Strangelove”, realizado por Stanley Kubrick, no qual desempenhou o papel de Lothar Zogg. Além disso, destacou-se em filmes como “Conan, o Bárbaro”, “Um Príncipe em Nova Iorque”, “Caça ao Outubro Vermelho”, “The Sandlot”, “Jogos de Poder: O Atentado” e “Heróis por Acaso”.
Antes do cinema, contudo, veio o teatro. Após ter tirado um curso em Nova Iorque (enquanto trabalhava como porteiro), foi ator substituto na Broadway em 1957. Cerca de dez anos depois, apareceu em peças conhecidas de Shakespeare onde interpretou Hamlet, Otelo, Rei Lear, entre outros.
James Earl Jones também fazia parte de um seleto grupo de 27 indivíduos que conquistaram o prestigioso estatuto de EGOT, o que significa que foi premiado com Emmys, Grammys, Óscares e Tonys — este último considerado o principal galardão do teatro musical.
Entretanto, foi através das suas interpretações em “O Rei Leão”, “Star Wars” e ainda em três episódios de “Os Simpsons” que Jones se tornou uma das vozes mais reconhecidas no mundo do entretenimento.