cultura

No primeiro aniversário do Casal Saloio, a celebração é para toda a família

A festa faz-se no espaço cultural de Outeiro de Polima, no dia 17 de março, domingo, com diferentes atividades.
É uma viagem no tempo.

O Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, instalado no Casal Saloio de Outeiro de Polima, celebra o seu primeiro aniversário numa festa marcada para 17 de março, domingo. Depois das obras de requalificação para preservar as memórias do edifício histórico, em São Domingos de Rana, o espaço cultural abriu ao público a 17 de março de 2023.

Visitá-lo é ter a oportunidade de descobrir as raízes do concelho de Cascais, numa verdadeira viagem no tempo, já que a primeira construção naquele local data do século XVII. Segundo a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, os edifícios antigos foram construídos “através de arquitetura vernacular, em que eram aplicados materiais e conhecimentos locais, geralmente sem supervisão de arquitetos profissionais”.

Neste espaço museológico, inteiramente dedicado à preservação, valorização e divulgação da cultura saloia, pode conhecer a história da agricultura, da pecuária e da extração e preparação da pedra naquela região. Além de objetos arqueológicos e etnográficos das coleções da Câmara Municipal de Cascais, o espaço reúne peças cedidas por coleções privadas, cedidas. É “um autêntico museu vivo e intergeracional”, refere o município.

No início de dezembro passado, atingiu a marca de cinco mil visitantes, em poucos meses de portas abertas, e recebeu um prémio importante: foi distinguido nos Archello Awards 2023, na categoria de “Edifício de Museu do Ano”. 

No dia 17 de março, as portas vão estar abertas entre as 10h30 e as 17h30, para receber todos aqueles que queiram celebrar a data. O espaço vai oferecer aos visitantes “uma programação variada e para todos os públicos”. 

Assim, ao longo do dia, vão sendo realizados jogos tradicionais e será também apresentada a Biblioteca Móvel de Cascais. Pelas 11 horas, leve os miúdos a participar na Hora do Conto, dinamizada por Carla Santos. Às 14h30, pode assistir à atuação do Rancho do Grupo de Instrução Popular da Amoreira. Pelas 15h30, acompanhe o lançamento do livro “Glossário de Linguagem Popular: Apontamentos”, de Maria Micaela Soares, com apresentação a cargo do professor Vitor Serrão.

O Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais está situado no Largo do Chafariz, em Outeiro de Polima, na freguesia de São Domingos de Rana. Pode visitá-lo de terça a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Carregue na galeria para conhecer mais imagens do espaço. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA