Muitos continuam a olhar para os anos 90 como a melhor época da moda, graças a grandes publicações como a “Vogue” e às supermodelos Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista e mais. Na verdade, a indústria teve impacto em muitas outras formas de entretenimento, tal como revela Baz Luhrmann. “A arte, a música, a moda e o cinema misturaram-se num só e causaram uma erupção de energia explosiva. Na indústria cinematográfica, olhávamos para a ‘Vogue’ como modo de pesquisa”.
O realizador é apenas um dos intervenientes de “In Vogue: Anos 90”, que estreou esta sexta-feira, 13 de setembro, na Disney+. A obra documental conta a história incontornável da indústria da moda nos anos 90, sob a perspetiva dos editores da revista: Hamish Bowles, Edward Enninful, Tonne Goodman e Anna Wintour.
“Repleta de alguns dos nomes mais influentes da moda, do cinema e da política, a série é uma viagem emocionante por vários continentes e por uma década que mudou a moda de forma definitiva. Hollywood. O grunge. A Met Gala. A globalização da moda americana. O hip hop. Cada episódio desta série em seis partes aborda um momento determinante dos anos 90”, garante a Disney.
Em destaque também está Tonne Goodman, que se juntou à publicação em setembro de 1999. Antes disso, estava na também conceituada “Harper’s Bazaar”. Independentemente do meio em que estivesse, era constantemente influenciada por tudo o que se passava no mundo da moda na década de 90.
Atualmente é Editora de Sustentabilidade na “Vogue”, um tema que sempre a moveu. “A minha devoção a este tópico não é recente, visto ser uma das hippies que assistiu ao evento de estreia do Dia da Terra em 1970”, conta a criativa de 71 anos à NiT.
O foco da série, contudo, não é tanto o seu trabalho atual, mas sim aquele que teve no passado, quando colaborava com Hamish Bowles, Edward Enninful e Anna Wintour. Tonne lembra-se que estava a contituir uma família e tinha tido dois filhos em três anos. Para ela, a moda era “um enorme entusiasmo no meio de tudo isto”. “Era um contraste muito provocativo face às minhas novas responsabilidades. Acho que ser mãe também me fez confrontar de forma diferente os desafios da indústria.”
Ao longo dos capítulos de “In Vogue” também são entrevistados vários ícones do hip hop, como Lil’ Kim e Missy Elliott, uma decisão que, para Goodman, faz todo o sentido. Afinal, acredita que a revista sempre esteve na vanguarda dos fenómenos da cultura popular. “Nós ajudámos a tornar este estilo mainstream e num fenómeno global”, afirma.
A produção conta com o relato de vários outros nomes de diversas indústrias. Amber Valletta, Andrew Bolton, Baz Luhrmann, Claudia Schiffer, Donna Karan, Elizabeth Hurley, Grace Coddington, Gwyneth Paltrow, Hillary Clinton, Jean Paul Gaultier, John Galliano, Kate Moss, Kim Kardashian, Linda Evangelista, Marc Jacobs, Mary J. Blige, Michael Kors, Miuccia Prada, Naomi Campbell, Nicole Kidman, Sarah Jessica Parker, Stella McCartney, Tom Ford, Tommy Hilfiger, Vera Wang e Victoria Beckham são apenas uma pequena parte.
Na Disney+ já pode ver os primeiros três episódios da série. Os restantes três serão disponibilizados a 20 de setembro.
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