Para quem nunca foi aos Estados Unidos da América, o imaginário da Broadway fica apenas por aquilo que vemos nos filmes. Muitos deles, tornam-se favoritos pelas músicas, pela dança, pelas histórias impactantes mas, sem dúvida, que não há nada como assistir a um desses musicais ao vivo. Na impossibilidade de ir até Nova Iorque, há um espetáculo que o vai fazer sentir-se por lá.
Falamos do multipremiado “Broadway Baby — A História do Musical Americano”, que já esteve em cena por diversas vezes, em 2012, 2013, 2017 e 2020. A boa notícia é que vai regressar em fevereiro para aquelas que serão as suas última apresentações. Quem o diz é o protagonista Henrique Feist, que fará o espetáculo acompanhado ao piano pelo seu irmão, responsável pela direção musical, Nuno Feist.
“Na zona oeste de Nova Iorque, sensivelmente a partir da rua 42 e quase até Central Park, os teatros sucedem-se, com os seus cartazes luminosos. São mais de 20, mais de 30, mais de 40. É a Broadway. Foi nestes teatros que ganhou forma o Musical Americano. Num espetáculo arrebatador, Henrique Feist conta-nos como tudo se passou. Porque é que os teatros se instalaram nesta zona da cidade? Quem foram os primeiros autores? E os primeiros compositores? Que têm de tão especial as canções? Que sonho é este chamado Broadway?”, antecipa a sinopse.
A apresentação do musical aponta ainda que “a Broadway existe cada vez que uma pessoa, em qualquer parte da terra, assobia o “Blue Moon” ou trauteia “I’ve Got You Under My Skin”. A Broadway existe quando vemos filmes como West Side Story, Hair, Chicago ou Dreamgirls. A Broadway existe quando vemos os musicais filmados nos respetivos teatros via streaming. A Broadway existe em muitos dos discos da Ella Fitzgerald, Judy Garland, do Frank Sinatra, da Barbra Streisand ou da Liza Minelli. A Broadway existe porque há sonhos que de tão grandes que são não cabem em mais lado nenhum. A Broadway, mais que uma zona da cidade de Nova Iorque, é um estado de espírito”.
Distinguido com diversos galardões, nomeadamente com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores — SPA e o Globo de Ouro de Melhor Ator de Teatro 2012 entregue a Henrique Feist, o musical “Broadway Baby” conquistou, em 2013, o público, que esgotou o auditório do Casino Estoril para assistir ao espetáculo.
Em 2024, regressa a cena, nessa mesma sala, para um ciclo de sessões composto apenas por quatro datas: 16, 17, 23 e 24 de fevereiro, às 21h30. Classificado para maiores de 12 anos, o musical já tem os bilhetes à venda. Custam 16€ e pode adquiri-los no site da Ticketline ou nos locais habituais.