Depois do sucesso que foi a escolha dos “100 Melhores Livros do Século XXI”, o jornal “The New York Times” realizou uma lista semelhante — e que tem sido tão controversa e ambiciosa como o primeira. Desta vez, a redação da publicação norte-americana escolheu os “100 Melhores Filmes” lançados depois de 1 de janeiro de 2000.
A seleção foi realizada com a participação de mais de 500 realizadores, atores e pessoas influentes da industria do cinema. Entre os votantes estavam, por exemplo, Pedro Almodóver, Sofia Coppola, Barry Jenkins, Guillermo del Toro, Chiwetel Ejiofor, Mikey Madison, John Turturro ou Julianne Moore.
A lista dos 100 filmes tem sido lançada gradualmente ao longo da semana, desde segunda-feira, 23 de junho, com os filmes classificados entre a 100.ª e a 81.ª posição. Na sexta-feira, 27 de junho, foi então revelado o Top 20.
Apesar de terem sido selecionadas maioritariamente produções dos Estados Unidos, há vários filmes estrangeiros que alcançaram grandes pontuações, como é o caso de algumas obras francesas, sul coreanas e britânicas. Existe até um filme brasileiro no 15.º lugar: “A Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles.
É importante fazer algumas menções honrosas que, apesar de não terem alcançado o Top 10 do “The New York Times”, tiveram o seu impacto nas salas do cinema. É o caso de “Sacanas Sem Lei”, de Quentin Tarantino, que ocupa o 14.º lugar; “UP — Altamente”, da Pixar, que está a meio da tabela, na 50.ª posição; e ainda “Superbad”, de Greg Mottola, que ficou em 100.º lugar. A lista integral pode ser consultada online.
Carregue na galeria para conhecer os Top 10 de filmes realizados nos primeiros 25 anos deste século.